• Pesquisar
  • Categorias

1% dos aforradores têm mais de 41% do total de depósitos em Portugal

Em Portugal a distribuição da riqueza é desigual.

 

 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Ricos têm 198 vezes mais dinheiro

1% dos aforradores têm mais de 41% do total de depósitos em Portugal

 

De acordo com dados do Fundo de Garantia de Depósitos, 1,2% dos clientes detém 41,5% do total de poupanças em forma de depósitos. Em números reais, os dados revelam que 65,6 mil milhões de euros (mais de 41% do total em depósitos) pertencem a 197,3 mil depositantes (cerca de 1,2% do total de clientes da banca com poupanças)

 

Com base nestes números torna-se assim claro que no nosso País existe uma alta concentração de “ricos”. Relembramos a situação do Chipre - tributação de todos depósitos superiores a 20 mil euros – para ajustamento dos programas da Troika que poderá aplicar-se a Portugal.

 

Os depositantes com mais de 100 mil euros no banco – os mais ricos - registam um  valor de depósito médio superior a 332,7 mil euros por titular. No grupo dos 'menos ricos' (menos de 10 mil euros no banco), o depósito médio ronda apenas 1677 euros por cliente bancário. É com base neste números que chegamos à conclusão que os mais ricos em Portugal têm em média 198 vezes mais dinheiro.

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]