• Pesquisar
  • Categorias

Muitas coisas mudaram em 2013: conheça as principais alterações.

Confira as alterações da declaração de IRS (rendimentos 2012) e com entrega a partir de Março de 2013.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Quanto pode deduzir no IRS 2013?

Muitas coisas mudaram em 2013: conheça as principais alterações.

Vamos ver o que mudou:

(IRS 2012 correspondente a rendimentos de  2012 e com entrega a partir de Março de 2013)

 

 

Habitação

Enquanto nos anos anteriores podia deduzir 30% dos juros e amortizações pagos no crédito habitação até um limite de 591 euros (com majoração possível até aos 945 euros tendo em conta a classificação energética do imóvel e os rendimentos do contribuinte), este ano só serão aceites deduções para contractos celebrados até 31 de Dezembro de 2011. Não há lugar a majorações e o limite máximo possível fica nos 591 euros. Apenas se pode deduzir 15% dos juros de dívida contraída para compra de casa. Não esquecer também que as amortizações já não são dedutíveis.

 

Saúde

Até agora, na saúde, não havia tecto máximo e podia deduzir até 30% das despesas. Este ano só poderá deduzir 10% das despesas com saúde, até a um máximo de 838,44 euros.

 

Seguros de Saúde

Nos seguros de saúde há alterações significativas. Em anos anteriores podia deduzir 30% dos gastos em prémios de seguros de saúde (máximo de 85 euros) e era também possível majorar esse valor em 43 euros por dependente. Este ano só vai poder deduzir 10% dos gastos em seguros que cubram unicamente riscos de saúde até um limite máximo de 50 euros. Em vez dos 43 euros dos anos anteriores, este ano o valor é majorado em 25 euros por dependente.

 

Pensões de Alimentos

Aqui a alteração está no tecto máximo. Continua a ser possível deduzir 20% dos gastos em pensões de alimentos: a diferença é que até agora o limite estava nos 1.048,05 euros e este ano o tecto máximo é de 419,22 euros mensais.

 

Educação

Esta é a única área onde não que não alterações. Está vigente a dedução de 30% dos gastos em formação profissional e educação, com um limite máximo de 838,44 euros, como já tem vindo a acontecer.

 

Pensionistas

Até agora os pensionistas estavam isentos de entregar declaração de IRS os pensionistas com rendimento inferior a 428 euros por mês. Este ano têm obrigatoriamente que entregar a declaração todos os pensionistas com rendimentos superiores a 293 euros mensais. 

 

Tectos de Dedução Gerais  

As deduções vão ter limites máximos de acordo com o rendimento obtido. O escalão de rendimentos que fica sem limite de deduções é oc correspondentre a rendimentos até 7 mil euros:

 

Até 7 mil euros - Não há limites de dedução;

Dos 7 mil aos 20 mil euros - Até 1250 euros de dedução;

Dos 20 mil aos 40 mil euros - Até 1000 euros de dedução;

Dos 40 mil aos 80 mil euros - Até 500 euros de dedução;

Acima dos 80 mil euros - Sem valor.

 

Aqui estão os escalões para cada rendimento colectável e as respectivas taxas de IRS em 2012 a aplicar.

Consulte também as "Tabelas de retenção de IRS na fonte" disponíveis no site Sabias Que

 

 

 

Não se esqueça de verificar as datas de entrega do IRS.

 

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]