• Pesquisar
  • Categorias

Alterações no regulamento da habilitação para conduzir obrigam a uma reavaliação aos 30 anos.

As novas regras de revalidação das cartas de condução só entram em vigor em 2013 e são válidas para cartas tiradas a partir de 2 de Janeiro de 2013. Não se preocupe que a data que está na sua carta, está correcta!

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Novas regras de revalidação da carta de condução

Alterações no regulamento da habilitação para conduzir obrigam a uma reavaliação aos 30 anos.

O IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres alterou o regulamento da habilitação para conduzir, o qual entrará em vigor a 2 de Janeiro de 2013.

 

Segundo o Instituto, esta medida enquadra-se no cumprimento de uma directiva comunitária e para os titulares de cartas de ciclomotores, motociclos e ligeiros emitidas após 2 de Janeiro de 2013, será obrigatória uma revalidação aos 30 anos, sendo que os motoristas das outras categorias têm de o fazer com 25 anos.

 

Este novo regulamento é mais exigente no que toca à avaliação da aptidão física e mental. Além disso, a prova teórica passa a ter validade de um ano e passará a contar com 40 perguntas, em vez das actuais 30, assim como será introduzida a condução independente na prova prática.

 

Estas alterações já provocaram reacções por parte da Associação Portuguesa de Escolas de Condução e da ACP - Automóvel Clube de Portugal, que acreditam que estas medidas apenas servem para enriquecer o Estado e que não se consegue ver a necessidade de revalidar a carta aos 30, até porque não existem mudanças morfológicas que justifiquem uma renovação.

 

Saiba em que situações está isento do cinto de segurança 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]