• Pesquisar
  • Categorias

Alterações nos impostos

Aperto fiscal pesado, principalmente para quem recebe mais que 530 euros por mês

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

IRS: Fique a saber o que muda nos impostos

Alterações nos impostos

Além do já anunciado aumento do IVA e das reduções nos benefícios fiscais, agora também o IRS vai sofrer aumentos para a maior parte das famílias portuguesas.

Para quem ganha acima dos 530 euros, será estabelecido um tecto único na dedução de despesas com educação e saúde.

Com o aumento da cobrança de IRS para pensões de reforma acima dos 1607 euros brutos mensais, um pensionista poderá pagar entre 174 euros até mais 1.160 euros em IRS no próximo ano, por via da redução das deduções específicas (automáticas).

Quanto às pensões de alimentos, que actualmente podia-se deduzir 20% do valor pago por ano, independentemente do valor; a partir do próximo ano irá-se fixar um limite para um máximo de 1047 euros.

Nos seguros de vida de pessoas com deficiência , irá ser estabelecido  um tecto para a dedução de despesas sendo no máximo 65 euros para casados e 130 euros para solteiros.

Rédea curta para a fraude e evasão fiscal onde o sigilo bancário acaba para quem tem dívidas ao fisco pois o mesmo terá acesso às contas bancárias de contribuintes devedores sem ser necessária autorização dos visados.

Também o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis irá quintuplicar, passando do 1% cobrado actualmente para 5%.

Outra medida é o aumento do imposto sobre veículos (ISV) para viaturas poluentes de 250 euros para 500 euros.

Tanto se falou no apoio do Estado para incentivar a adesão às energias renováveis e agora chega ao fim a dedução de despesas com energias renováveis.

Ficam aqui algumas das novidades que o Governo se prepara para colocar à apreciação do Parlamento.

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]