• Pesquisar
  • Categorias

Existe mesmo uma lista negra do Banco de Portugal?

A Central de Responsabilidades de Crédito, vulgarmente conhecida como lista negra do Banco de Portugal, é uma base de dados onde constam todas as responsabilidades de crédito.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Como funciona a lista negra do Banco de Portugal

Existe mesmo uma lista negra do Banco de Portugal?
  • Saiba o que é, concretamente, a lista negra do Banco de Portugal.

Apesar de ser chamada por lista negra do Banco de Portugal, a Central de Responsabilidade de Crédito (CRC) é uma base de dados constituída por informação positiva e negativa.

Para além das responsabilidades de crédito assumidas por casa um de nós, individual ou empresa, da lista negra do Banco de Portugal também fazem parte informações relativas a créditos irrevogáveis, como por exemplo o plafond de um cartão de crédito mesmo que este nunca tenha sido utilizado.

Basta ter um crédito superior a 50 euros para fazer parte da CRC, mas isso não significa que toda e qualquer pessoa com crédito faça parte da lista negra do Banco de Portugal. Para constar da mal fadada lista negra do Banco de Portugal basta apenas entrar em incumprimento. Esta informação fica disponível a todas as entidades financeiras para que se possam proteger do risco de conceder um crédito a um individuo com antecedentes de incumprimentos.

Assim, quando pede um crédito e tem alguma mensalidade em atraso, o banco de imediato irá negar-lhe o pedido já que na sua ficha consta toda a sua informação financeira, positiva e negativa.

Perguntas e Respostas

 

  • Como posso retirar o meu nome da lista negra do Banco de Portugal? 

Para que o seu nome deixe de constar desta listagem, necessita apenas de liquidar a sua dívida e regularizar a situação relativa ao crédito em incumprimento. Como a informação é mensal, deverá aguardar um mês até solicitar novo crédito.

  • Renegociei um crédito em incumprimento. Esta ação fica registada na lista negra do Banco de Portugal? 

Se existe um acordo formal entre uma entidade financeira e um cliente no sentido da renegociação dos empréstimos em incumprimento, esta informação chega à CRC como isso mesmo, renegociação de crédito. Ao arranjar uma solução para fazer cumprir o seu compromisso, acaba por fugir da lista negra do Banco de Portugal.

  • Tinha uma prestação em atraso, mas já regularizei a situação. Vou ficar com o meu nome para sempre na lista negra do Banco de Portugal? 

Esta informação é transmitida mensalmente e todas as entidades são obrigadas a comunicar ao Banco de Portugal os saldos de cada mês. Ao saldar a dívida, a entidade financeira cessa a comunicação de incumprimento. O Banco de Portugal disponibiliza às entidades participantes na CRC apenas a informação que diz respeito ao mês mais recente.

 

Saiba aqui se pode fazer um crédito consolidado e simule quanto é que vai pagar » 

 

Leia também:

Insolvência Pessoal: Perguntas e Respostas »

Como fazer um crédito consolidado à medida »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]