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Protecção económica para empresas

Os seguros de crédito podem ser bastante vantajosos para as empresas. É assim permitido ter acesso a outros mercados, aceder ao crédito bancário, reduzindo o risco que as empresas correm ao fazer novos investimentos. Principalmente num processo de internacionalização, os seguros de crédito são uma ferramenta fundamental para a redução do risco associado à entrada em novos mercados.

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Seguro de crédito para empresas

Protecção económica para empresas

A Central de Cervejas é um exemplo das empresas que já fez um seguro de crédito, neste caso trata-se de uma apólice de 200 milhões de euros que funciona como uma protecção perante o contexto económico em que nos encontramos.

Tendo em conta o nível histórico de insolvência atingido em Portugal no terceiro trimestre do ano, causado em grande parte pela falta de acesso ao crédito das PME - Pequenas e Médias empresas, muitas empresas encontram no seguro de crédito uma solução, uma vez que este produto garante a liquidez que as empresas procuram.

A tendência será para aumentar o número de insolvências, além do alargamento do prazo de pagamento para além dos 120 dias, devido ao aumento dos preços, assim como o aumento da concorrência.

Algumas das empresas a operar no mercado dos seguros de crédito são a Crédito y Caución, Coface, Cesce, Cosec e Mapfre. Estas operadoras permitem que as empresas, que neste caso são os segurados reduzam o prazo de indemnizações e assim receber liquidez 30 dias após o incumprimento.

Um seguro de crédito também proporciona apoio em processos de internacionalização, em termos de análise do risco dos potenciais clientes dos mercados externos; além de facilitar o acesso ao crédito.

De acordo com responsáveis de seguros de crédito, este produto deve ser encarado não como uma tábua de salvação devido ao tempo de crise em que vivemos, mas antes um elemento natural do negócio.

 

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