Seguro automóvel e peritagem: Tudo o que precisa saber
O seguro automóvel não o protege apenas em caso de acidente, mas também quando é necessário averiguar responsabilidades, através da solicitação de uma peritagem. Saiba mais, no artigo que se segue.
Leia também
Temas mais populares:

Tenho o nome na lista negra do Banco de Portugal. E agora?
Comentários (2472)
26.11.2012

Sites para comprar imóveis penhorados
Comentários (0)
26.07.2013

Via Verde Online: Como transferir o identificador para outro carro
Comentários (33)
30.09.2013

Simulador do seguro automóvel mais barato
Comentários (69)
26.07.2011
Ver maisNotícias mais recentes:

Vale a pena ter um seguro?
Comentários (0)
07.07.2014

Mais 3 dicas de poupança para pais
Comentários (0)
26.06.2014

Inflação: Preços em queda há quatro meses consecutivos
Comentários (0)
26.06.2014

BCE toma medidas drásticas para relançar a economia
Comentários (0)
23.06.2014
Ver maisSeguro automóvel: O que é um pedido de peritagem?

- Sempre que seja necessário, solicite o serviço de peritagem.
O que é um pedido de peritagem?
Um pedido de peritagem é um serviço solicitado pela seguradora do veículo sinistrado, por norma o culposo, a fim de apurar responsabilidades e proceder ao arranjo e pagamento dos danos causados.
Exemplo:
- Um carro despistou-se e veio embater no seu carro?
- Ficou ferido e necessitou de apoio médico?
Assim que entregue a sua participação do acidente, a seguradora do veículo causador do sinistro irá agendar uma peritagem para fazer o levantamento dos danos causados no seu carro.
O perito irá também contacta-lo para que se possa encontrar consigo, percebendo assim de que forma se deu o acidente e o que o motivou a receber cuidados médicos, apresentando assim as despesas decorrentes dessa assistência ao seguro do causador do sinistro.
O passo seguinte
O perito irá fazer um levantamento de responsabilidades e danos causados no decorrer do acidente e, depois, irá informar a seguradora responsável pelo seguro automóvel do causador do sinistro do seu relatório e conclusões.
Este levantamento é feito com base no relatório de ocorrência elaborado pelas forças policiais, quando envolvidas, na audição de possíveis testemunhas, na conversa com os envolvidos no sinistro e através da análise aos carros envolvidos, juntando a isso a documentação existente.
Assente nestas observações, a seguradora irá responder à participação do sinistro e ativar, ou não, o seguro automóvel respetivo.
E se não concordar?
Acontece, muitas vezes, o tomador do seguro automóvel não concordar com o relatório. Ou porque os factos não estão bem contextualizados ou porque a seguradora se nega a proceder aos arranjos necessários.
Neste caso, o tomador do seguro automóvel do automóvel sinistrado poderá sempre pedir uma nova peritagem.
Apesar de os resultados da peritagem poderem ser divergentes, convém estar preparado para entrar em negociações com a seguradora do causador do sinistro porque na grande maioria das vezes, é isso mesmo que é necessário.
Informa-se junto do seu mediador de seguro automóvel e não o descarte da responsabilidade de entrar em negociações ou mesmo colocar-se na linha da frente da resolução de todos os problemas que possam surgir de um acidente automóvel.
Se o serviço de peritagem é solicitado pela seguradora, não corro o risco de ter um perito pouco isento?
Esta é uma pergunta que se coloca várias vezes. Em teoria, os peritos são profissionais isentos e idóneos, que não se deixam moldar por pressões.
No entanto, a verdade é que como em todas as áreas de atividade, existem profissionais bons e outros menos bons. Apesar de tudo, a lei prevê que estes profissionais sejam constantemente auditados e, como tal, à partida, estamos protegidos contra possíveis fraudes ou falta de isenção.
Relatório de peritagem
O relatório de peritagem indica sempre os seguintes dados:
- Valor comercial do carro
- Valor do orçamento para reparação
Ressalva: A reparação do carro vai depender, em muito, da análise do perito. Assim, é de extrema importância que não entre em confronto com o perito.
Leia também
