• Pesquisar
  • Categorias

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Quanto vai pagar mais nas facturas este final do mês?

Vem aí mais um ano duro para os portugueses

 

Vamos a contas:

 

2.8% mais na conta de eletricidade, ou seja, numa factura de 40 euros irá pagar mais 1.12€. As novas tarifas já estão a vigorar desde 1 de Janeiro e é possível que em Março os valores voltem a ser revistos em alta. Já na factura do gás, ao aumento será de 2.5% para uso doméstico e pequenas empresas. Também no caso do gás haverá revisão de três em três meses. Aproveite para verificar os pacotes oferecidos pelas várias empresas que já operam no mercado livre. A Galp ou as espanholas Endesa e Iberdrola já disponibilizam alternativas aos operadores atuais. Informe-se se lhe compensa mudar.

 

Já a factura da água vai aumentar ou até diminuir variando em função da região. Boas notícias para o Porto que anunciou uma descida de 1%.

 

Para quem anda de transportes públicos, as notícias são menos más. o Governo resolveu que os preços praticados seriam aumentados segundo a taxa de inflação, ou seja, aumento de 0.9%. Nota para a extinção dos passes sociais da Carris e do Metro de Lisboa.

 

Já para quem tem que passar em portagens, considere mais 2.03% no final de contas, por acerto à taxa de inflação homóloga de referência.

De referir também os acertos aos valores de arrendamento. Para contratos posteriores a 1990, contem com um aumento máximo de 3.4%; Já o IMI também vai aumentar, gradualmente até 2015, sendo a partir desse ano pago integralmente.

 

No tabaco e nas bebidas alcoólicas a subida é, grosso modo, a mesma: 1.3% de aumento generalizado.

 

Por último, até falar...vai ficar mais caro. Os três operadores de telemóveis - TMN, Optimus e Vodafone - preparam-se para aumentar as tarifas cerca de 3 pontos percentuais a partir de Fevereiro.

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]