• Pesquisar
  • Categorias

Qual a melhor alternativa para o seu perfil?

Pagar com dinheiro ou com cartão tem as suas vantagens e desvantagens. Deverá perceber qual a melhor alternativa para reduzir as suas despesas

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Pagar com dinheiro ou com cartão?

Qual a melhor alternativa para o seu perfil?
  • Não há uma alternativa-padrão!
  • Pagar com dinheiro tem vantagem psicológica
  • Pagar com cartão reduz as compras por impulso
No esforço de redução das despesas diárias, muitas pessoas são levadas a questionar-se qual será a melhor alternativa: pagar com dinheiro ou com cartão?

Não há uma alternativa-padrão!


A escolha entre o pagamento com cartão ou com dinheiro é uma escolha muito pessoal. Não há ninguém que nos conheça melhor do que nós próprios. Apesar de, por vezes, nos tentarmos enganar, constatamos que é impossível. Deste modo, somos nós a melhor pessoa para ajuizar qual a alternativa que faz mais sentido para o nosso caso específico.

Vantagens do pagamento com dinheiro


Apesar de não existirem soluções-padrão, o pagamento com recurso a dinheiro acaba por induzir um menor consumo. Ao entregar dinheiro fisicamente irá sentir a perda. Terá de dar alguma coisa a alguém, o que acaba por "pesar" psicologicamente. Obriga-nos a pensar duas vezes.

Vantagens do pagamento com cartão


O pagamento com cartão também tem algumas vantagens. É mais seguro, na medida em que não temos de andar com dinheiro na carteira (evita os assaltos e as perdas). Permite um maior controlo, pois é possível analisar os extratos bancários que não nos deixam esquecer dos movimentos efetuados.

Também há desvantagens!


Andar com dinheiro na carteira acabará por permitir ceder mais facilmente a tentações de baixo consumo. Imagine uma situação em que não tem dinheiro na carteira. Ao passar por um quiosque ou por um café não se sentirá tentado a comprar uma revista ou um bolo. Assim, estará a evitar as compras por consumo.

O pagamento por cartão, não envolvendo a componente psicológica da entrega que falamos anteriormente, acaba por induzir um maior nível de despesa média. Estudos recentes de uma consultora, mostram que o pagamento com cartão de crédito implica uma despesa média superior em 18% à despesa com pagamento a dinheiro.

Não existem "almoços grátis". Ambas as alternativas têm as suas vantagens e desvantagens. Assim, se tiver dúvidas, deverá experimentar as duas modalidades e ver qual a que melhor se adequa às suas necessidades e perfil.

Leia Também
Vantagens de um cartão de cliente »
Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]