• Pesquisar
  • Categorias

Tire o máximo proveito de um seguro de saúde

O seguro de saúde é um dos produtos de seguro que mais confusão gera devido às várias condicionantes existentes, como é o caso dos limites de idade e o período de carência, entre outros. Daí a importância de reflectir sobre o que é de facto importante contratar de forma a tirar o máximo partido do seu seguro de saúde.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

O que contratar num seguro de saúde?

Tire o máximo proveito de um seguro de saúde

Mesmo com todas as condicionantes existentes num seguro de saúde, o certo é que a adesão a estes seguros tem vindo a aumentar, devido à falta de alternativas ao serviço público, que apresenta como grande defeito - a lentidão.

Um seguro de saúde compensa, especialmente, se falarmos em despesas de saúde elevadas, como é o caso de internamentos hospitalares, consultas de especialidade, exames e parto. Apesar de muito procuradas, as coberturas de despesas com dentistas, medicamentos, próteses, óculos e lentes, entre outras, têm limites de capital reduzidos e franquias elevadas.

De acordo com a análise efectuada pela DECO, as coberturas de hospitalização, ambulatório, estomatologia e parto são as mais importantes. Vejamos agora cada uma delas em maior detalhe.

Hospitalização: A principal garantia desta cobertura é a intervenção cirúrgica, cobrindo despesas associadas a um internamento em hospital ou clínica por um período superior a 24 horas. Estão incluídas o pagamento da diária hospitalar, aluguer do quarto, honorários dos médicos, enfermeiros e anestesistas e elementos auxiliares de diagnóstico, assim como honorários dos cirurgiões, ajudantes e anestesista, exames e materiais usados na operação, como próteses intra-cirúrgicas, oxigénio e reanimação, entre outros. 

Ambulatório: esta cobertura paga despesas com consultas de clínica geral ou de especialidade, exames auxiliares de diagnóstico e tratamentos em regime de ambulatório, havendo várias exclusões como, por exemplo, consultas e tratamentos de psiquiatria e psicologia, exames de rotina, fisioterapia, exames e tratamentos de infertilidade ou de inseminação artificial; hemodiálise, tratamentos de obesidade, termas, medicinas alternativas, entre outras.

Estomatologia: Estão cobertas despesas com consultas e tratamentos dentários. No entanto, em grande parte dos seguros mistos, as despesas ao abrigo da cobertura de estomatologia só são garantidas quando realizadas na rede de prestadores da seguradora. 

Parto: Estão incluídas as despesas relativas à gravidez e ao parto, quer natural como cesariana, assim como a interrupção espontânea da gravidez, estando incluídas as despesas com a diária hospitalar da mãe e do recém-nascido, os honorários médicos do obstetra e do pediatra, a sala de operações e os medicamentos ministrados.

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]