• Pesquisar
  • Categorias

O papel do professor como referência na formação financeira dos alunos

O papel do professor como referência para uma sociedade economicamente saudável.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Como ensinar as crianças a poupar

O papel do professor como referência na formação financeira dos alunos

De pequenino...

Vamos falar de literacia financeira. O conceito já não é recente mas a sua aplicabilidade ainda não é assertiva. Disse o vice-governador do Banco de Portugal , Pedro Duarte Neves, num ciclo de conferências a propósito desta temática, que “a presente crise revela as carências de literacia financeira dos portugueses e  mostra também que o recurso ao crédito é excessivo e que os níveis de poupança são insuficientes”. Esta informação é preciosa: a consciência de que a promoção da adopção de comportamentos adequados, de forma a fomentar o bem-estar da população e a estabilidade do sistema financeiro, é fundamental para as gerações vindouras.

 

...se torce o pepino!

Literacia financeira é construir cidadãos instruídos e informados sobre definições e conceitos financeiros básicos que poderão ter muita utilidade na hora de gerir o orçamento familiar e as poupanças. Gente com capacidade de decisão fundamentada e sensata no sentido de contribuírem não só para a sua estabilidade financeira, mas também numa perspectiva macroeconómica. Assim, um consumidor consciente faz escolhas fundamentadas; e esse mesmo consumidor também contribui directa e indirectamente para a vida económica e para a competitividade das empresas.

 

Esta consciência se por um lado não é inata, por outro lado não se aprende com a maioridade. As crianças, como aliás acontece com (quase) todas as áreas, devem ser a base para a construção de uma sociedade financeira saudável. É cada vez mais urgente que sejam estimuladas, desde pequeninas, a interessarem-se pelo funcionamento das finanças, desenvolvendo bons hábitos desde muito cedo, no sentido de as preparar para os desafios que as esperam à chegada da adolescência e da vida adulta.

 

Quantos adultos de hoje poderiam ter uma vida diferente se tivessem sido alertados para os perigos dos produtos financeiros usados sem uma análise financeira completa às suas necessidades? A pergunta, em jeito de retórica, não tem números nem estatísticas para responder. Mas o bom senso, às vezes, explica mais do que gráficos e linhas estatísticas. A educação financeira é fundamental para uma gestão financeira saudável. Os serviços financeiros são cada vez mais complexos devido ao constante surgimento de novos produtos. A educação financeira iniciada em idade precoce permite, no futuro, olhar para as questões financeiras como uma parte natural do seu estilo de vida e assim fazer face aos desafios.

 

Os conceitos financeiros, tantas vezes os “ bichos de sete cabeças” pintados pelas crianças,  devem ser desmistificados e a aprendizagem das questões financeiras deve e pode ser divertida. O professor, independentemente da disciplina ou dos temas que aborda, deve estimular os alunos a adoptar boas práticas, apresentando-lhes ferramentas para se tornarem homens e mulheres conhecedores e conscientes na sociedade. Pelo papel activo que desempenha na formação das nossas crianças, e pela responsabilidade social que lhe inerente, o professor pode ser um elemento crucial para a construção de uma sociedade economicamente saudável, baseada num modelo de desenvolvimento sustentável.


Leia também:

Qual o limite para penhora de bens? »

Quanto custa NÃO TER um seguro de saúde »

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]