• Pesquisar
  • Categorias

Passos a dar para saber se o seu nome consta da lista negra do Banco de Portugal

Que existe uma lista negra do Banco de Portugal, todos sabemos, mas a verdade é que poucos sabem como podem consulta-la e quais as informações que constam desta base de dados.


Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Guia para aprender a verificar se o seu nome está na lista negra do Banco de Portugal

Passos a dar para saber se o seu nome consta da lista negra do Banco de Portugal
  • Não viva na ignorância, saiba consultar a lista negra do Banco de Portugal.

Guia da Lista negra do Banco de Portugal


Quer saber se o seu nome consta na lista negra do Banco de Portugal mas não sabe como faze-lo? 

Siga o nosso artigo e saiba tudo sobre a lista negra do Banco de Portugal.

1. Como posso saber se o meu nome faz parte da lista negra do Banco de Portugal?
Apenas poderá ter acesso a esta informação através do Banco de Portugal, quer seja online, via carta ou presencial.

2. E onde recorro?
Presencialmente, deverá dirigir-se a um dos balcões do Banco de Portugal, munido da sua identificação e solicitar o acesso à Central de Responsabilidade de Crédito. O atendimento é feito todos os dias úteis, das 8h30 às 15h.

Para aceder à lista negra do Banco de Portugal via online, deverá entrar no site do Banco de Portugal e aceder ao separador Serviços ao Público. Entre em Central de Responsabilidades de Crédito e faça o seu login para que possa solicitar o Mapa de Responsabilidade de Crédito.

Poderá também elaborar um pedido por escrito e enviá-lo ao Banco de Portugal via CTT ou pessoalmente. Em todo o caso as duas primeiras hipóteses são mais céleres na entrega de informações.

3. Quando peço para ver a lista negra do Banco de Portugal, o que vou lá encontrar?
Só irá ter acesso à informação relativa ao último mês de informação relativa aos seus créditos. Ou seja, todos os meses as informações são revistas e, portanto, a comunicação feita no mês anterior ao seu pedido é a mais atual.

4. E quais são as informações?
A lista contém informações sobre os montantes de crédito, as entidades financeiras em causa, o patamar de responsabilidade, o tipo de crédito, o prazo de reembolso e o prazo restante, a situação atual e as garantias entregues. Se for o caso, nesta lista negra do Banco de Portugal também constam informações sobre insolvências declaradas.

5. E se as informações estiverem erradas?
Se por acaso perceber que existem informações erradas no seu mapa de Responsabilidades, deverá de imediato dirigir-se à entidade financeira responsável por essa comunicação a fim de a mesma ser revista. No entanto, só no mês seguinte poderá ter acesso ao mapa de responsabilidades atualizado e em ordem.

 

Leia também:

Tenho o nome na lista negra do Banco de Portugal. E agora?

Como Sair da Lista Negra do Banco de Portugal

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]