• Pesquisar
  • Categorias

Como comprar imóveis penhorados?

Está à procura da casa de sonho, de um investimento alternativo para o seu dinheiro ou de um bom negócio? Saiba tudo o que precisa de fazer para comprar um imóvel penhorado.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Guia para comprar imóveis penhorados

Como comprar imóveis penhorados?
  • Os passos a dar para comprar um imóvel penhorado
Apesar de os tempos não serem para grandes aventuras e de muitas famílias passarem por dificuldades financeiras, o certo é que estas alturas significam também, para outros, a oportunidade de concretizar excelentes negócios.

O imobiliário, apesar de ter estado na origem da crise financeira mundial, mantém-se como um bom investimento. No entanto, se noutros tempos comprar uma casa era sinónimo de rendimento garantido, atualmente é importante avaliar bem o negócio antes de avançar. Mas se for um bom negócio continua a valer bem a pena.

Os bens penhorados são, de entre as várias hipóteses, uma que vale a pena considerar sobretudo os imóveis. Saiba tudo o que precisa de fazer para comprar um imóvel penhorado e não se arrepender do investimento.

Guia passo a passo para comprar imóveis penhorados


1. Avalie bem a sua capacidade financeira

O imóvel que pretende comprar pode ser, de facto, um excelente negócio. No entanto, avalie sempre muito bem se tem capacidade financeira para realizar uma proposta.


2. Faça uma pesquisa de mercado na zona do imóvel


Tratando-se da venda de um imóvel penhorado a lógica é que o preço seja bom e que se esteja perante uma verdadeira oportunidade. No entanto, não assuma que assim é.

  • Pesquise por outros imóveis da zona com as mesmas características
  • Compare os preços de venda e verifique se está mesmo perante um bom negócio

3. Visite o imóvel


Qualquer bem penhorado só deve ser adquirido depois de visto. No caso de um imóvel, e tratando-se ainda para mais de um investimento avultado, exige-se sempre alguma cautela nomeadamente através de uma visita ao imóvel.

  • Nunca faça uma proposta sem passar pelo imóvel que pretende adquirir
  • Há aspetos que não são divulgados e que apenas se conhecem no próprio local 

Uma visita pode proporcionar alguma conversa com vizinhos que o poderão elucidar sobre o historial do imóvel. Um dos aspetos fundamentais é saber é se a casa está devoluta ou habitada.

  • Se comprar uma casa com inquilinos não pode rescindir o contrato só por ser o novo proprietário
  • Aplica-se aqui a Lei de Arrendamento Urbano que tem as suas regras específicas

4. Saiba tudo sobre o imóvel


A visita ao imóvel permite saber muita coisa mas não tudo.

  • Peça o Registo Predial do imóvel na conservatória
  • O documento revela mais aspetos sobre o imóvel, por exemplo se tem mais penhoras

5. Apresente uma proposta


Se ficou elucidado sobre todas as características do imóvel e pretende avançar com uma proposta faça-a no site das finanças (tratando-se de um imóvel penhorado pelo Estado), ou no leilão do banco ou empresa em que está a participar.

  • Existem diversas modalidades para efetuar a sua proposta, desde licitação online, carta fechada ou até mesmo "braço no ar" num leilão presencial
  • Consulte o regulamento do processo para garantir que nada falha

6. Formalize a proposta


Se foi o vencedor do imóvel há que formalizar o processo, entregar a documentação necessária e pagar, tal e qual como se estivesse a comprar uma casa num processo "normal". Caso não tenha vencido o leilão não desanime. Quase todos os dias existem leilões de imóveis com ótimas oportunidades.

Em destaque
Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]