• Pesquisar
  • Categorias

Publicação permite esclarecer dúvidas sobre seguros e pensões

Este é o título da publicação apresentada hoje pelo ISP que promete esclarecer algumas das principais dúvidas dos consumidores quanto a seguros e pensões

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Guia de Seguros e Fundos de Pensões

Publicação permite esclarecer dúvidas sobre seguros e pensões

Visto a área dos seguros se tratar de um sector complexo, o Instituto de Seguros de Portugal decidiu lançar uma publicação com as características dos produtos numa linguagem "simples e clara".

Muitos consumidores, após um sinistro são apanhados de surpresa e ficam sem saber como proceder nessas situações. Questionam-se se após um acidente automóvel devem chamar a polícia, o que se deve fazer no caso de acidente, qual o prazo para contactar a seguradora e quanto tempo esta tem para responder, entre muitas outras questões.

O seguro automóvel sendo apenas uma parte de toda a actividade seguradora será talvez uma das mais significativas,  gerando a maior parte das reclamações junto do ISP e associações de consumidores. Daí que esta publicação se debruce mais sobre este tema e tente responder ao máximo de questões relacionadas com o ramo automóvel.

O objectivo será além desta publicação também publicar brochuras temáticas que falem sobre o ramo automóvel, o seguro de saúde, o seguro de habitação pois são as que reúnem maior número de clientes.

Sentiu-se a necessidade de elaborar este guia pois na área seguradora utiliza-se uma linguagem bastante específica e que não se revela de grande compreensão para muitos consumidores. Além disso, pretende-se que haja uma mior transparência e qualidade na prestação da informação relativamente ao mercado segurador e fundos de pensões.

Como é óbvio, as associações de consumidores apoiam este tipo de medidas que procurar aumentar a qualidade na prestação dos serviços aos consumidores. No entanto, apesar de a DECO aplaudir este tipo de iniciativas também ressalva que há mais a ser feito e até sugere que seja criada uma ficha normalizada para os seguros, onde venha descrito quais as características da apólice, coberturas, restrições, etc., de forma a facilitar a escolha do consumidor, mediante uma mais fácil comparação.

Para já, esta publicação estará disponível na Internet e estará à venda segunda-feira dia 13, por cerca de 6 euros.

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]