• Pesquisar
  • Categorias

Lista negra do Banco de Portugal: Fiadores também lá constam

Os fiadores e avalistas também passam a constar da lista negra do Banco de Portugal caso o crédito que garantiram entre em incumprimento. Garanta a sua posição e não misture negócios com lazer.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Fiador de um crédito em incumprimento fica na lista negra do Banco de Portugal?

Lista negra do Banco de Portugal: Fiadores também lá constam
  • Seja consciente e não assuma toda e qualquer responsabilidade.

Lista Negra do Banco de Portugal dos fiadores

Todas as pessoas que solicitem um crédito ou tenham, em seu nome, um cartão de crédito, são automaticamente inseridas na Central de Responsabilidade de Crédito, mas o que não sabemos é que os avalistas ou fiadores dos créditos são também incluídos nesta base de dados.

Ao mínimo deslize, os devedores são inseridos na lista negra do Banco de Portugal e o historial de incumprimento é disponibilizado a todas as entidades de crédito, sempre que seja necessário solicitar um novo financiamento.

O mesmo acontece com o fiador. Se o tomador do crédito do qual é fiador entrar em incumprimento, também o seu nome passa a constar da lista negra do Banco de Portugal e, no futuro, poderá ter dificuldades em solicitar um crédito em seu nome.

Sendo fiador o meu nome fica na Lista Negra do Banco de Portugal?


Sim, é verdade. Sempre que um crédito é concedido e são pedidos fiadores ou avalistas, estes são comunicados ao Banco de Portugal.

E porquê?


A resposta a esta questão é simples. O fiador responde, de forma partilhada, perante a responsabilidade de cumprir com as obrigações de crédito. Assim, enquanto o crédito for pago, o fiador apenas consta na CRC como crédito potencial.

E o que acontece se o devedor entrar em incumprimento?


No momento em que o crédito do qual é avalista ou fiador entrar em incumprimento, o banco responsável pela concessão do crédito contacta-os de imediato.

O fiador deverá tomar as devidas providências para que o pagamento das mensalidades seja retomado. No entanto, caso isso não aconteça, o nome do devedor e do fiador passa a constar da lista negra do Banco de Portugal.

Direitos e deveres do fiador de um crédito


Deveres
- Entrega do património como garantia de um crédito de terceiros
- Resposta ao credor em caso de incumprimento do crédito

Direitos
- Pode reclamar o cumprimento do crédito ao devedor
- Pode reclamar o dinheiro gasto para honrar o compromisso do devedor
- Pode negociar a saída enquanto fiador de determinado crédito

Leia também:
Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]