• Pesquisar
  • Categorias

Crédito consolidado em menor percentagem

Os créditos amontoam-se e o orçamento mensal ao invés de crescer, diminui. Assim, o crédito consolidado aparece como uma lufada de ar fresco para as famílias. 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Crédito Consolidado: Solução?

Crédito consolidado em menor percentagem
  • É possível que consiga ver o dinheiro chegar ao final do mês, optando pelo crédito consolidado.

Crédito Consolidado é solução?

 

São muitas as ferramentas disponíveis para fazer face ao sobre endividamento. Entre elas está o crédito consolidado, um mecanismo que permite agrupar num só crédito, todos os que tinha anteriormente. Desta forma, estará sim a contrair um crédito, mas este terá como objetivo pagar todas as suas dívidas. Assim, ficará apenas com uma prestação mensal ao invés de todas aquelas que mensalmente consumiam o seu orçamento familiar.

 

A solução é boa, mas não é adequada a todos os casos. Por vezes as famílias iludem-se e entram por caminhos pouco aconselháveis e, portanto, o ideal é começar por negociar as dívidas com os credores e, a partir daí, contactar uma entidade idónea que o possa ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, financeiramente falando. A DECO, por exemplo, possui um departamento próprio que o poderá ajudar nas tomadas de decisão mais sensíveis e pode mesmo intervir por si junto dos credores. Desta forma, garante que todo o processo segue os trâmites normais e legais e que a capacidade de diálogo entre os intervenientes é mais ágil.

 

Tenha sempre em atenção que, quando falamos em crédito consolidado, estamos mesmo a falar de um crédito e, portanto, há toda uma panóplia de situações que deve ter em conta que existem taxas e juros associados. Desta forma, é obrigatório que se informe de todas estas matérias antes de tomar uma decisão. Apesar de querer ver as suas dívidas pagas e a prestação mensal diminuída, não quer de todo que o valor total da dívida quadruplique.

 

Quebra de 6,6% na concessão de crédito

Como foi referido, o crédito consolidado é uma das ferramentas disponíveis para diminuir o sobre endividamento. No entanto, no primeiro trimestre deste ano e em relação a período homólogo de 2012, a concessão de crédito baixou cerca de 6,6%. Esta quebra reflete-se sobretudo no crédito concedido a particulares e é precisamente neste item que se encontra o crédito consolidado.

 

De acordo com a Associação de Instituições de Crédito Especializado, este tipo de crédito teve um recuo de cerca de 12,6% e a tendência é para continuar nos próximos anos. Desta forma, o ideal é optar por alternativas ao crédito consolidado, garantindo assim que consegue pagar as prestações dos seus créditos. Volto a lembrar que o crédito consolidado é um crédito como qualquer outro e, portanto, padece de aprovação e caso não tenha reunidas as condições necessárias para lhe ser atribuído o crédito, o melhor mesmo é tratar de arranjar formas alternativas de combate ao sobre endividamento. Crédito consolidado sim, mas não em todos os casos. 

 

Leia também:

Crédito Consolidado: 4 perguntas que deve ver respondidas antes de fazer o seu contrato »

Crédito consolidado: Vantagens e desvantagens »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]