• Pesquisar
  • Categorias

Tem dúvidas sobre o crédito consolidado?

Já ouviu falar de crédito consolidado, com certeza, mas será que sabe mesmo o que isso é? Se lhe restam algumas dúvidas, não deixe de ler este artigo e veja as suas dúvidas respondidas.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Crédito consolidado: Respondemos às suas questões

Tem dúvidas sobre o crédito consolidado?
  • As respostas a todas as suas dúvidas sobre crédito consolidado.

O Meu Portal Financeiro decidiu colocar, em artigo, algumas das mais comuns perguntas sobre crédito consolidado e responder, individualmente, a cada uma delas, levando-lhe mais informação para que possa estar munido de todas as ferramentas na hora de decidir.

 

Perguntas e Respostas sobre Crédito Consolidado


P. Tenho um crédito habitação. Posso fazer um crédito consolidado sem abrir um nova conta bancária e perder os benefícios que possuo?
R.
A verdade é que pode. Existem muitas instituições financeiras que não exigem uma abertura de conta podendo, portanto, continuar a utilizar a sua conta bancária habitual. No entanto, não deixe de solicitar ao banco onde possui o seu crédito habitação uma proposta de crédito consolidado. Quem sabe não será a melhor proposta?

P. Só posso pedir um crédito consolidado ao meu banco habitual?
R.
Não. Existe no mercado uma panóplia de opções quando se fala em crédito consolidado e são muitas as empresas que disponibilizam este produto. No entanto, para ter acesso ao crédito consolidado mais vantajoso, deverá solicitar o maior número de propostas possível, optando pela que melhor de adequar à sua situação atual.

P. Quando solicito um crédito consolidado tenho que pedir apenas o valor equivalente às minhas dívidas ou posso pedir um pouco mais?
R.
Se os seus rendimentos permitirem um aumento do valor do crédito, poderá perfeitamente pedir liquidez adicional, utilizando esse valor naquilo que mais lhe convier, seja a compra de um carro ou apenas criar uma conta poupança que lhe dê maior estabilidade financeira.

P. Posso amortizar o meu crédito consolidado, parcial ou totalmente?
R.
Sim. Poderá fazer uma amortização assim que considerar oportuno já que o crédito consolidado rege-se pelas mesmas regras referentes a amortizações que os restantes créditos, sejam eles de consumo ou hipotecários.

P. Não tenho capacidade de arranjar um fiador e sou o único proponente. Será que consigo aprovar um crédito consolidado?
R.
Sim. No entanto, terá que prever que a concessão de crédito está cada vez mais restritiva e, como tal, poderá ter algumas dificuldades em ver o seu crédito consolidado aprovado, por ser apenas uma pessoa com rendimentos e não existir qualquer garantia. Apesar disso, se tiver um emprego estável, as hipóteses aumentam.

P. Tenho o meu nome na lista negra do Banco de Portugal  e preciso de um crédito consolidado. Será possível?

R. Quando já se encontra em situação de incumprimento, não poderá solicitar um crédito consolidado. Lembre-se que estas soluções existem precisamente para evitar entrar em situação de incumprimento. A solução passa por liquidar as prestações em incumprimento e tentar recorrer, posteriormente, a soluções que evitem mais situações deste género.

 

Leia também:

O que acontece às minhas dívidas se eu pedir falência? »

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]