• Pesquisar
  • Categorias

O crédito consolidado é a solução?

O crédito consolidado poderá ser a solução para quem tem dificuldades em honrar os seus compromissos, mas se já entrou numa espiral de incumprimento, deverá procurar outras soluções antes.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Crédito consolidado e incumprimento

O crédito consolidado é a solução?
  • Perceba de que forma poderá recorrer ao crédito consolidado.

Todos nós sabemos que a crise que se instalou em Portugal trouxe problemas financeiros graves à grande maioria das famílias.

Os créditos começaram a ter um peso demasiado grande no orçamento familiar e, assim, foi necessário recorrer a soluções que permitissem aliviar um pouco este orçamento.

O crédito consolidado é uma destas soluções, apresentando-se como um instrumento financeiro que alivia a carga financeira.

Crédito consolidado

 
O crédito consolidado é um produto que lhe permite poupar significativamente ao final do mês. Com o crédito consolidado, poderá juntar todos os seus créditos num só baixar substancialmente o valor pago por eles ao final do mês.

Além disso, poderá ainda ter acesso a um aumento de capital, criando uma almofada financeira, e ter apenas uma data de pagamento mensal.

São muitas as vantagens do crédito consolidado, mas a verdade é que esta não é uma opção à disposição de todos.

Crédito consolidado e incumprimento


Se a sua situação financeiro é demasiado frágil, deverá recorrer a todos os instrumentos e mecanismos que o apoiem a dar a volta à crise.

No entanto, se já entrou numa espiral de incumprimento e o seu nome já se encontra na lista negra do Banco de Portugal, o crédito consolidado deixa de ser uma opção.

Como o nome indica, o crédito consolidado é um produto de financiamento e, como tal, os bancos concedem-no a quem tenha um historial financeiro mais ou menos imaculado e com índices de risco muito reduzidos.

Se o seu caso é mais grave, não pense que o crédito consolidado é a solução. Nestes casos, deverá recorrer a outros mecanismos de apoio.

Ajuda financeira


- Sem incumprimento: Se está em situação de incumprimento, mas o valor global dos seus créditos tem um peso determinante na sua qualidade de vida, o crédito consolidado é a solução ideal para si.

Procure o seu banco e solicite mais informações sobre o crédito consolidado e, já que lá está, peça já uma proposta de crédito consolidado. Aqui poderá estar a folga que tanto procura no seu orçamento familiar. 


- Com incumprimento: Se já se encontra em incumprimento, o crédito consolidado já não é uma opção. Procure outros mecanismos de apoio, nomeadamente ao nível da renegociação da dívida e, em casos extremos, a insolvência pessoal poderá também ser uma solução.

Entre em contacto com todos os seus credores e informe-se sobre o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI). Conscientes da sua situação financeira, os credores poderão ter mais facilidade em apresentar-lhe um plano de pagamentos faseado e atrativo.

 

Leia também:

Crédito consolidado: Respondemos às suas questões »

Crédito Consolidado: 4 perguntas que deve ver respondidas antes de fazer o seu contrato »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]