• Pesquisar
  • Categorias

Dicas para melhor gerir o orçamento familiar

Saber gerir o seu orçamento familiar é fundamental para que torne o seu futuro mais sustentável. Comece já hoje a poupar e aproveite as nossas dicas.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Controle o seu orçamento familiar

Dicas para melhor gerir o orçamento familiar
  • Corte na alimentação, com equilíbrio.

Hoje é cada vez mais comum o orçamento familiar ser cada vez mais reduzido. Assim, torna-se imperativo que se consiga fazer cortes cirúrgicos nas suas despesas, aumentando as probabilidades de existir algum equilíbrio nas suas contas. Como se sabe, a alimentação leva uma grande fatia do orçamento familiar. Consciente deste facto, o Meu Portal Financeiro dá-lhe algumas dicas para que consiga ter uma alimentação saudável por menos dinheiro, juntando o útil ao agradável. 

Controle o seu orçamento familiar


  • Alimentação

Se quer poupar dinheiro com a alimentação deverá começar pelo início, ou seja, deverá dar primazia aos pequenos almoços em casa e evitar, a todo o custo, gastar dinheiro no café. 

Se um casal levar comida de casa para o escritório, poupará cerca de 352€ por mês e isso significa uma grande poupança ao final do ano. Hoje, a moda das marmitas já pegou e são cada vez mais as pessoas que apostam em levar as refeições de casa, criando assim um maior equilíbrio do orçamento familiar.


E já que toma o pequeno almoço em casa, porque não tomar o café matinal também em casa? É certo que estamos a falar de trocados, mas se ambos os membros do casal tomar um café fora de casa, a verdade é que só de manhã estará a gastar 1,20€, no mínimo.  Para o almoço, e pensando que vai começar a levar o almoço de casa, é importante que invista numa boa lancheira, que preserve as qualidades dos alimentos e lhe garanta alguma qualidade.


Aposte em refeições variadas e dê primazia à sopa, à fruta, aos iogurtes e à água. Ao encher a sua lancheira com estes produtos, está, por um lado, a melhorar a sua alimentação e, por outro, a comprar alimentos mais baratos, equilibrando assim também o seu orçamento familiar. Visite regularmente o mercado local e faça compras no próprio produtor. Além de conseguir melhores preços, irá conseguir produtos de qualidade elevada.


E não se esqueça, se quer poupar com a alimentação também deverá dar um especial enfoque à forma como cozinha. Escolha o bico do fogão certo, tape sempre os tachos, evitando que o calor se perca, e aposte em cozidos e grelhados.

O Meu Portal Financeiro aconselha

 

Aproveite as promoções e tire partido dos vales de desconto. Fazer compras conscientes e em que as promoções são aproveitadas pode ser a chave para um orçamento familiar equilibrado e bem gerido. Aprenda a poupar e vai perceber que a tarefa é bem mais fácil do que parece.

 

Leia também:

Quer poupar na conta da luz? »

Simulações gratuitas fazem-no poupar dezenas de euros »

 

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]