• Pesquisar
  • Categorias

Saiba o que fazer para retirar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Apesar de ser conhecida como a “lista negra” do Banco de Portugal, a CRC é na verdade um historial dos créditos dos cidadãos ou das empresas, estando ele em situação positiva, regular, ou negativa, em incumprimento.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Como Sair da Lista Negra do Banco de Portugal

Saiba o que fazer para retirar o nome da lista negra do Banco de Portugal.

Como aceder à “lista negra” do Banco de Portugal?

 

Para consultar a “lista negra” do Banco de Portugal e ver se efetivamente o seu nome tem “cadastro” de incumprimento, ou seja, se ele tem um registo negativo, deve aceder ao mapa de responsabilidades de crédito do site do Banco de Portugal. Basta aceitar as condições e inserir o número de contribuinte e a senha de acesso ao site  Portal das Finanças. Se não possuir senha, faça um pedido por escrito ao Banco de Portugal, ou pessoalmente nos seus postos de atendimento. 

 

Como tirar o nome da “lista negra” do Banco de Portugal?

 

Se o seu nome estiver na CRC como sendo um mau cumpridor de responsabilidades,  a obtenção de um novo crédito é colocada desde logo em risco, dando nesse caso razão ao nome de “lista negra” que é vulgarmente atribuído à CRC. 

 

Para limpar o nome desta lista, passando-o de devedor a cumpridor, é necessário regularizar uma dívida em situação de crédito vencido. Só depois disto é que a instituição que a reportou ao Banco de Portugal deixará de comunicar a mesma, e que esta deixará de constar da CRC. 

 

A informação é transmitida mensalmente a este sistema de informação. Se o pagamento do montante em dívida tiver ocorrido num dado mês, a dívida já não deverá constar da centralização referente a esse mês. 

 

A solução pode passar por alcançar um acordo formal com a instituição de crédito para renegociar os termos de pagamento do empréstimo em incumprimento , que será categorizado como crédito renegociado na comunicação ao Banco de Portugal. 

 

Formas do nome constar da “lista negra” do Banco de Portugal

 

Além do não pagamento das dívidas de crédito, outras duas situações a que o cliente deve prestar atenção são:

  • as declarações de insolvência emitidas pelos Tribunais
  • a emissão de cheques sem provisão. 



Leia também:

Tenho o nome no Banco de Portugal. E agora? »

O que acontece às minhas dívidas se eu pedir falência? »

Como lidar com a insolvência pessoal »

 

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]