• Pesquisar
  • Categorias

Certificados de Tesouro um sucesso!

Os Certificados de Tesouro Poupança Mais, lançados em Novembro, foram subscritos por 65 mil investidores. No total, foram aplicados mais de 1.200 milhões de Euros.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Certificados de Tesouro já atraíram 65 mil investidores

Certificados de Tesouro um sucesso!
  • Certificados de Tesouro Poupança Mais superam expetativas
Quando o Governo lançou em Novembro de 2013 os Certificados de Tesouro Poupança Mais devia estar longe de imaginar o sucesso que este novo instrumento de poupança viria a ter junto dos investidores.

As perspetivas avançadas na altura pelo Governo, em relação à comercialização deste produto, ficaram bem longe do que veio, de fato, a acontecer.

Em apenas 5 meses de comercialização 65 mil investidores aplicaram mais de 1.200 milhões de Euros nos Certificados de Tesouro Poupança Mais.

Certificados de Tesouro Poupança Mais aceleram


O ritmo de subscrição destes certificados de tesouro tem sido irregular desde o mês em que foram lançados. Depois de uma forte procura em Novembro, onde foram superadas as expetativas mais otimistas, a subscrição abrandou em Dezembro mas recuperou novamente no início deste ano.

Desde essa altura que os portugueses têm considerado o investimento neste produto de poupança como uma verdadeira alternativa ao um depósito a prazo ou a outro tipo de poupança com igual risco. Isto porque a TANB dos depósitos a prazo encontra-se em valores muito inferiores à oferecida por este certificado.

Na comparação com os certificados de aforro, o produto tem vindo a ganhar também protagonismo. Em Janeiro de 2014, por exemplo, o investimento em Certificados de Tesouro Poupança Mais representou 65,5% do valor aplicado nestes dois produtos.

Vantagens dos Certificados de Tesouro Poupança Mais


Existem diversas vantagens destes certificados de tesouro:

  • Taxa de juro elevada
  • Garantia do Estado
  • Mobilização permitida a partir do primeiro ano
  • Apoiar as necessidades de financiamento do Estado

Os portugueses têm reconhecido estas vantagens, expresso no elevado volume de fundos aplicado ao longo destes cinco meses.

De realçar a última vantagem que, embora podendo não ser considerada como prioritária pela maioria das pessoas que procura potenciar a rentabilidade dos seus investimentos, é fundamental e justifica o próprio lançamento do produto. Todos os portugueses ganham quando o Estado se financia internamente, e a taxas mais baixas, do que no exterior.

Até Novembro de 2013 este tipo de produtos apenas era disponibilizado aos grandes investidores, algo que veio a ser contrariado com a disponibilização ao pequeno aforrador dos Certificados de Tesouro Poupança Mais.

Leia também

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]