• Pesquisar
  • Categorias

Sistema evita fraudes

De forma a reforçar a segurança nos actos informáticos, a Ordem dos Médicos está a desenvolver um novo cartão para os médicos, o qual terá assinatura electrónica e chip.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Cartão para médicos

Sistema evita fraudes

 

Tendo em conta que o sistema actual não garante que uma receita informática é feita efectivamente pelo médico que consta na receita, o que pode levar a novas fraudes na prescrição médica, pretende-se resolver essa lacuna.

A Ordem dos Médicos detectou a necessidade de um sistema de prescrição electrónica de medicamentos que proteja os dados pessoais dos cidadãos, além de proteger o sigilo médico.

Por esse motivo é que a Ordem está a desenvolver um novo cartão para os profissionais de saúde, composto por assinatura electrónica e um chip, de forma a garantir que cada acto electrónico efectuado por um médico, é efectuado mesmo por esse médico.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) é que deu o alerta para esta situação, que levou a que o Bastonário tomasse esta medida, aproveitando também para alertar os profissionais de saúde para o rigor e exigência que devem ter no cumprimento de todas as normas de segurança.

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]