• Pesquisar
  • Categorias

Seguro de saúde permite cartão de saúde electrónico

Tal como estava previsto, vai avançar o cartão de saúde electrónico na Alemanha para quem tem seguro de saúde. Além de dados administrativos, o cartão electrónico de saúde conterá também dados médicos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Cartão de saúde electrónico

Seguro de saúde permite cartão de saúde electrónico

 

Depois de meses de trabalho entre as seguradoras e o Ministério da Saúde, o projecto que se esperava pronto até ao fim deste ano, já arrancou na Alemanha e foi então criado o cartão de saúde electrónico.

Para já os utentes estão a receber os seus cartões, além de se estar a implementar uma infra-estrutura de comunicações segura entre as várias entidades envolvidas no projecto, sendo esta da responsabilidade do governo federal alemão. Ressalve-se que até agora, o actual cartão do seguro de saúde apenas continha dados administrativos, mas agora com o novo cartão, haverá troca de informação tanto médica como administrativa.

Além desta informação extra, outra alteração visivel será o facto do novo cartão ter uma fotografia, de forma a evitar o uso de cartões de saúde de outra pessoa. 

Numa fase mais avançada do projecto, poderão ser encontradas no cartão várias informações sobre a saúde do utente, o que pode ser útil em caso de emergência, nomeadamente, alergias, se existe alguma medicação que esteja a tomar de forma regular, etc.

Nós por cá, ainda nos debatemos com o problema das dívidas dos hospitais, que em Outubro, só à indústria farmacêutica ultrapassava já os 1300 milhões de euros, com uma demora média de pagamento de 450 dias. Tal facto levou a que as farmacêuticas já tenham anunciado que a partir do próximo ano só fornecem medicamentos mediante pronto pagamento.

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]