• Pesquisar
  • Categorias

Bebés portugueses nascem em Espanha

Desde que o Ministério da Saúde decidiu encerrar a sala de partos da maternidade de Elvas já nasceram 1028 bebés portugueses na cidade espanhola

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Bebés portugueses nascem em Badajoz

Bebés portugueses nascem em Espanha

Apenas 15 quilómetros separam Badajoz de Elvas, daí que 90% das grávidas decida atravessar a fronteira. Além disso, as alternativas implicam 80 quilómetros, onde existe o hospital de Évora ou mais de 60 quilómetros em Campo Maior.

Desde o encerramento da maternidade de Elvas, a estreante a nascer em Badajoz foi Margarida em 16 de Junho de 2006 às 23:45, hora portuguesa, mas como nasceu em Espanha e no papel do hospital consta a hora espanhola, registou-se o bebé como tendo nascido dia 17 de Junho.

Contam-se já 1028 bebés, de acordo com dados do Serviço Extremenho de Saúde (SES), sendo que no último ano contabilizaram-se 250 nascimentos.

1.800 euros é o valor de cada parto, valor esse que Portugal paga a Espanha. Esta factura é ainda acrescida de todos os restantes cuidados de saúde e tratamentos necessários tanto para a mãe como bebé, nomeadamente, internamentos, cesarianas, meios de diagnóstico e cuidados hospitalares.

Mesmo antes de existir este acordo, muitas eram as mães que tendo recursos financeiros ou até um seguro de saúde preferiam dirigir-se a clínicas privadas espanholas para a realização dos partos, como é o caso de Clideba e a Naranjos.

Segundo a presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Rosa de Matos, esta já era uma  "prática culturalmente enraizada", ainda antes da assinatura do acordo entre os dois países.

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]