• Pesquisar
  • Categorias

Quercus apoia os Portugueses

Tendo em conta a última notícia avançada sobre o aumento da taxa do IVA na factura da luz e do gás, a Quercus apoia os portugueses, através da poupança na factura de forma a compensar o aumento do IVA. Tal será feito através do projecto EcoCasa e dos programas Minuto Verde e Um Minuto pela Terra.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

Aprenda a poupar com a Quercus

Quercus apoia os Portugueses

Embora estivesse só previsto para 2012, é já a partir de Outubro que entra em vigor a nova medida de austeridade no âmbito do programa de ajustamento em contrapartida do financiamento externo.

A taxa do IVA na factura da electricidade e do gás vai passar da taxa reduzida de 6% para a taxa normal de 23%. Era uma factura sujeita à taxa reduzida por se tratar de um bem essencial, no entanto, o Governo de forma a cumprir o programa que justifica o financiamento externo, avançou com esta medida.

No seguimento desta notícia, a Quercus promete ajudar a compensar o aumento do IVA através da poupança das facturas de energia com o projecto EcoCasa e dos programas Minuto Verde e Um Minuto pela Terra.

A associação ambientalista defende que é possivel poupar cerca de 8% na factura da luz, o que implica cerca de 45€ de poupança por ano.

Além de gestos simples, como desligar o ‘stand-by’ do televisor, trocar as lâmpadas por outras mais eficientes, escolher electrodomésticos de classe energética A ou superior, fechar a torneira da água quente e não gastar mais de 10 minutos no duche, podem ser tomadas atitudes mais ecológicas e conseguir uma poupança a longo prazo.

Se apostar no isolamento térmico e nas janelas eficientes, reduz a necessidade de aquecimento e arrefecimento da sua casa, o que se traduz em menos euros na factura e menos impacto no meio ambiente e até na sua saúde.

Uma vez que a factura da electricidade é pouco clara pois refere várias taxas, a associação também defende que haja uma maior transparência no tarifário, para que o cliente saiba exactamente o que está a pagar.

São quase 13€ a mais nas facturas de energia, decorrentes deste aumento do IVA, o que é bastante penalizador para os rendimentos dos portugueses.

 

 

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]