• Pesquisar
  • Categorias

Basta mudar alguns hábitos para poupar várias centenas de euros todos os anos

Pequenas mudanças de comportamento podem gerar grandes poupanças na eletricidade. Desde os eletrodomésticos, às lâmpadas, há sempre espaço para cortar na despesa.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.

8 dicas de poupança na eletricidade

Basta mudar alguns hábitos para poupar várias centenas de euros todos os anos
  • Afaste o frigorífico do forno
  • Procure isolar corretamente a sua casa
  • Não utilize o televisor como companhia

A subida do IVA na eletricidade e o aumento significativo do preço base deste bem essencial tem resultado numa pressão expressiva nos orçamentos familiares das famílias portuguesas. Para melhor o ajudarmos a gerir o seu orçamento familiar, sugerimos-lhe 8 dicas de poupança que podem fazer a diferença e ajudá-lo a poupar:

 

Utilize as máquinas de lavar roupa e louça de maior eficiência e na capacidade máxima – Conseguimos assim poupar muito tempo, água e energia mantendo os mesmos níveis de limpeza a que estávamos habituados.

 

Evite as máquinas de secar roupa – Será que faz sentido? E será que não estragam a roupa? Apesar de demorar mais tempo, a seca natural permite poupar muito dinheiro em eletricidade e no desgaste do vestuário;

 

Utilize as máquinas em programas de temperaturas mais baixas – Poupa no aquecimento da água, a principal fonte de consumo energético.

 

Desligue o standby dos seus equipamentos. Pode parecer que não faz grande diferença mas todos aqueles equipamentos consomem eletricidade inutilmente.

 

Não utilize o televisor como companhia. Caso não esteja a ver a televisão desligue-a. Não precisa dessa companhia. Poderá sempre optar por ligar o rádio. Ou, porque não, aproveitar para conversar e jogar com os seus filhos?

 

Procure lâmpadas economizadoras – Apesar de mais caras, duram mais tempo e permitem uma poupança perto de 80%. Procure promoções que invariavelmente acontecem nos vários hipermercados ou lojas de bricolage.

 

Procure isolar corretamente a sua casa – Um isolamento correto evita a perda de calor ou a entrada de frio e consequente necessidade de utilizar aquecedor ou ar condicionado.

 

Afaste o frigorífico do forno – Evita que a temperatura do forno influencie o frigorífico, o que implicará que o motor do frigorífico tenha de estar mais tempo ligado.

 

Pequenas alterações nos seus comportamentos ou ajustes em hábitos adquiridos no passado podem resultar numa poupança expressiva para o seu orçamento familiar. O bolso agradece!

 

Leia também

Controla a sua conta bancária? »

Boas práticas na gestão do orçamento familiar »

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: [email protected]