• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A bitcoin abana, será que cai?

No último mês duas plataformas de bitcoin faliram após hackers terem roubado todo o seu dinheiro. Será um ataque mortífero à moeda virtual, ou apenas um acidente de percurso?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Um ataque mortal à bitcoin?

A bitcoin abana, será que cai?
  • A bitcoin revela falhas de segurança
Em apenas uma semana duas importantes plataformas de alojamento e transação de bitcoin tiveram que fechar as suas portas depois de todo o seu dinheiro ter sido roubado por piratas informáticos. Uma destas plataformas era a maior do mundo!

No dia 28 de Fevereiro a Mt. Gox, o maior banco de bitcoin do mundo, com sede no Japão, encerrou depois de terem desaparecido das suas contas 850 mil bitcoin, o equivalente a 500 milhões de dólares. Uns dias depois, a 3 de Março, foi a vez do canadiano Flexcoin anunciar também o encerramento do site após um roubo de 896 bitcoin, 600 mil dólares.

O ataque ao Mt. Gox é tanto mais importante se tivermos em conta que o roubo significou o desaparecimento de 7% das moedas atualmente existentes e circulação no mundo da bitcoin.

Dois ataques muito próximos que abanaram a confiança na moeda virtual, considerada por muitos uma das moedas com mais hipóteses de suportar, no futuro, grande parte das transações monetárias sobretudo na Internet.

A segurança da bitcoin tem sido um dos temas mais levantados sobre a moeda virtual. Estes dois roubos significam a perda total do dinheiro para os seus detentores, tal como acontece no caso do desaparecimento de uma carteira física! 

Adicionalmente, a segurança dos sites de armazenamento de bitcoin é totalmente diferente da que existe num site bancário que, com todos os seus filtros e medidas de controlo, não apenas torna mais complicado o roubo como também, existindo, mais fácil a identificação do assaltante.

Por último, existe um enorme "vazio legal" em torno da bitcoin, o que dificulta ainda mais o processo de definição de responsabilidades e criminalização dos assaltantes.

O ataque ao Mt. Gox foi o mais importante já verificado contra a moeda virtual. Desde esse dia que o valor de mercado da moeda tem baixado, com as dúvidas sobre a sua segurança a serem intensificadas.

Em destaque

Maria Garcês
um ataque mortal à bitcoin? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 4 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt