• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Se lhe dói mais pagar ao dentista do que tirar um dente, está na altura de equacionar um seguro dentário.

Acabe com a dores de dentes e com as dores de cabeça por ter que ir ao dentista.

 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
À procura de um Seguro Dentário? Simule gratuitamente!

À procura de um Seguro Dentário? Simule gratuitamente!

Oferta de uma consulta dentária sem compromisso!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Seguro dentário: O fim das dores de dentes

Se lhe dói mais pagar ao dentista do que tirar um dente, está na altura de equacionar um seguro dentário.
  • Tenha mais razões para sorrir.

Devo fazer um seguro dentário?

 

As despesas no dentista são, quase sempre, muito caras e grande parte dos tratamentos não é assegurada pelos seguros de saúde gerais e muito menos pelo Serviço Nacional de Saúde. Vai se lá entender porquê. A verdade é que sendo esta a situação actual, o melhor mesmo é garantir que em caso de necessidade temos acesso aos cuidados de saúde dentários.

 

Por isso, se quer garantir a saúde dos seus dentes, subscrever um seguro de estomatologia poderá ser uma possibilidade a equacionar. A verdade é que os seguros gerais não abrangem medicina dentária e, se o fazem, tem limitações nos tratamentos. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) aconselha mesmo que o seguro de estomatologia deve ser subscrito em separado: feita as contas, por menos dinheiro tem acesso a mais tratamentos.

 

Como aceder a um seguro dentário?

 

Faça um check-up para ter uma noção real das suas necessidades de tratamento. Com essa informação pesquise os produtos disponibilizados pelas seguradoras, faça simulações gratuitas online e opte pela seguradora que apresente as coberturas que mais se adaptem às suas necessidades. Depois, é só fazer as contas e verificar que preço pagaria sem comparticipação comparando com o que pagará com um seguro. 

Não se esqueça de verificar se existem prestadores de serviços convencionados com a seguradora na sua área de residência. As redes estão geralmente bem representadas nas metrópoles mas ainda existem lacunas nas áreas menos povoadas.

 

Como funcionam os seguros dentários?

 

Funcionam como um cartão de descontos que apresenta na hora de pagar o serviço. Nesse momento terá de liquidar o restante valor do acto médico, de acordo com a tabela de descontos previamente definida entre as seguradoras e os prestadores de serviços. As tabelas variam consoante a seguradora e deverá ter em conta alguns pontos antes de subscrever um seguro dentário:

 

  • Consulte a lista de prestadores que têm acordos com a seguradora (ver no site da seguradora)
  • Na marcação da consulta identifique-se como cliente da seguradora
  • No dia da consulta apresente o cartão e faça co-pagamento referente ao tratamento que realizou.

 

Em que casos compensa? 

 

Lembre-se que esta será mais uma despesa fixe e convém analisar o seu orçamento de modo a encaixar sem prejuízo mais um pagamento. Se tem filhos, o mais provável é ter de ir muitas vezes ao dentista. Neste caso, é mais provável que o seguro lhe dê a uma ajuda preciosa. Se mesmo assim está indeciso, pergunte-se:

 

  • Vai mais de 4 vezes ao dentista anualmente?
  • Tem que fazer um tratamento muito caro?
  • Vai fazer tratamentos que implicam muitas consultas?

 

Se as respostas forem positivas, o mais provável é que um seguro venha mesmo a calhar.

 

Vantagens 

 

Todas as pessoas podem subscrevê-lo, sem exames antes de subscrever e não tem limite de capital. Ao contrário do que acontece nos seguros tradicionais, a idade não é um impedimento e pode renovar o seguro pelo tempo que quiser. Logo após o pagamento da subscrição, pode marcar uma consulta. 

 

Quanto pode custar? 

 

O prémio vai ser mais alto consoante o número de segurados abrangidos pelo seguro, mas o intervalo é entre os 80 e os 200 euros anuais. Faça a sua simulação e verificará que por cerca de 10 euros mensais tem acesso a consultas, tratamentos e cirurgias a preços mais acessíveis nas clinicas convencionadas com a sua seguradora. Lembre-se também que algumas seguradoras não cobram, por exemplo, por integrar crianças. Analise qual o melhor seguro para si e para a sua família.

 

Benefícios fiscais

 

Os benefícios fiscais por subscrever um seguro de saúde baixaram com as novas alterações de IRS. Ainda assim, poderá ter um benefício fiscal de 10 por cento do valor dos prémios com um limite de 50 € ou 100 € (casados).

 

Em suma, um seguro dentário pode evitar-lhe muitas dores de cabeça. Analise a sua situação e faça simulações  até encontrar o produto que mais o beneficia.

Maria Garcês
seguro dentário: O fim das dores de dentes - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt