• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Recibos verdes: As opções e as soluções

É trabalhador a recibos verdes e não sabe qual a melhor opção para o seu caso concreto? Nós damos-lhe as respostas e indicamos qual a melhor solução de recibos verdes para si.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Procura Instituições de confiança?

Procura Instituições de confiança?

Encontre as soluções mais competitivas no mercado prestadas por Instituições de prestígio em Portugal.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
Saber mais

Recibos Verdes: Saiba qual a melhor opção

Recibos verdes: As opções e as soluções
  • 3 soluções disponíveis para quem trabalha por conta própria.

Qual a melhor solução para si, no que diz respeito a recibos verdes?


Ato Isolado. Regime simplificado. Contabilidade organizada. Qual a melhor solução para si, que trabalha a recibos verdes? O Meu Portal Financeiro fez a pesquisa e apresenta-lhe os resultados.

- Recibos verdes: Regime Simplificado vs Contabilidade Organizada


O regime simplificado apenas é vantajoso para trabalhadores a recibos verdes que tenham poucas despesas.

Se pretende começar a trabalhar a recibos verdes tem, antes de mais, de que abrir atividade nas finanças e, nessa altura, terá que optar pelo regime simplificado ou pela contabilidade organizada.

E como decidir?


25% do seu volume de negócio
será afeto a despesas? Se este é o caso, então a contabilidade organizada será a melhor solução para si.

Terá poucas despesas com a sua atividade? O regime simplificado será a melhor opção para si.

E o que tem que fazer para ficar no regime simplificado?


Se optar pelo regime simplificado, tem a obrigação de faturar menos de 150 mil euros por ano e este regime não contempla as despesas com a atividade profissional.

Optando por este regime tributário, na declaração de IRS deste ano, serão considerados como rendimentos líquidos 75% dos rendimentos e, automaticamente, 25% para despesas necessárias.

No entanto, se a sua atividade for na área da hotelaria, restauração e/ou vendas destes serviços ou produtos, o fisco apenas contemplará como rendimentos líquidos 20% dos seus ganhos.

Duração do regime simplificado


Quando optar, pela primeira vez, pelo regime simplificado, terá que permanecer neste regime durante três anos. Mas o mesmo acontece com a contabilidade organizada.

Se pretender mudar, terá que entregar a declaração até ao final do mês de março do ano em que pretendem efetuar a mudança.

E em caso de biscate?


Se por acaso fez um biscate, trabalhou pontualmente com uma entidade prestando serviços, pode optar pelo ato isolado.

No entanto, o ato isolado não deve ser utilizado como meio de justificação constante da mesma prestação de serviços. Pode, no entanto, passar mais do que um ato isolado por ano.

Apesar disso, se ao longo dos anos passar um ato isolado à mesma entidade, o Fisco poderá obriga-lo a abrir atividade por considerar que se trata de uma prática previsível.

No ato isolado, tal como no regime simplificado, não poderá apresentar despesas com a atividade já que as finanças deduzem, de imediato, 25% do valor tributável para despesas.
Maria Garcês
recibos Verdes: Saiba qual a melhor opção - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt