• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Não perca a actualidade da Diário Económico em Portugal!

Conheça a Diário Económico e financeira nacional com notícias e artigos financeiros.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
NewsLetter

Pagar nunca foi tão fácil

Tecnlogia Contactless vem revolucionar formas de pagamento

A tecnologia Contactless é uma forma de pagamento que permite que a sua transação seja mais rápida, cómoda e simples do que uma transação habitual. Não há cartão nem PIN, embora o valor máximo diário esteja estipulado assim como o valor máximo de cada transacção não pode ultrapassar um valor previamente estipulado. 

 

 

O projecto vai ser lançado pela Visa e pela Mastercard que já têm contratos firmados com o Crédito Agrícola, a Caixa Geral de Depósitos e o Santander.  No entanto ainda faltam limar muitas arestas, nomeadamente na legislação aplicada: e se o utilizador passar perto de um  terminal pode ser debitado um pagamento sem notar? Se for furtado, depois de o cliente contactar o banco, quando é que o cartão fica cancelado? E até que valor o cliente pode ser responsabilizado? Ainda há um vazio na legislação que precisa de ser colmatado, porque na ausência de PIN, a questão da segurança ganha algum relevo.

 

A par, prevê-se também a entrada dos serviços wallet. Com este serviço pode concluir transacções apartir de um telemóvel associado a um contrato com uma operadora. Deste modo, o usuário cria uma “carteira virtual” com um saldo para fazer pagamentos a partir de várias tecnologias. Basta aproximar o telemóvel de um terminal, enviar uma mensagem de texto (SMS) ou ler um código (QR CODE). O carregamento do saldo é feito por multibanco, MB Phone, PayPal, cartão de crédito ou netbanking.  PT e a Optimus já aderiram, estando apenas disponível para já, para funcionários destas empresas.

 

Maria Garcês
pagar nunca foi tão fácil - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt