O que são Certificados do Tesouro?
Certificados do Tesouro são títulos de dívida pública a médio e longo prazo e destinam-se à poupança das famílias. Ou seja, ao mesmo tempo que está a criar uma poupança que dá juros, está a ajudar o Estado Português a financiar-se.
A grande vantagem dos Certificados do Tesouro?
A grande vantagem dos Certificados do Tesouro é o facto de não existir risco associado. Ao investir neste instrumento financeiro, garante que o que investiu será restituído, no mínimo.
Ou seja, além de ser possível ganhar, já que os
novos Certificados do Tesouro apresentam taxas bastante atrativas, tem a certeza de que investe em algo que nunca desvaloriza.
Como subscrever Certificados de Aforro?
A subscrição de Certificados de Aforro encontra-se suspensa desde Agosto de 2012 pelo que não é possível, neste momento, aceder a este produto financeiro.
No entanto, o Governo lançou, em 31 de outubro de 2013, dia mundial da poupança, um novo produto: Certificados do Tesouro Poupa Mais.
Novos Certificados do Tesouro criam concorrência
Ao contrário dos depósitos à ordem, que atingiram mínimos históricos, os Certificados de Tesouro apresentam agora, no mês da sua comercialização, uma posição bastante confortável.
Para tal contribui mais uma recente queda dos juros dos depósitos à ordem, para 1,92%, recuando para mínimos que não eram vistos desde 2010.
Taxas de juro competitivas
Em contrapartida, os Novos Certificados de Tesouro oferecem uma taxa de juro bruta de 2,75%, no primeiro ano e sobem um por cento a cada ano que passa, chegando ao 4º e 5º com uma taxa de 5%, podendo ainda beneficiar de um prémio em função do crescimento do PIB.
Uma concorrência bastante competitiva e que em muito beneficia o consumidor já que consegue ter, neste momento, uma oferta de investimento e depósito mais vantajosa.
Principais características dos novos Certificados do Tesouro
- Investimento a 5 anos
- Investimento mínimo de 1000€
- Taxas de juro atrativas
- Possibilidade de acesso a um prémio de 80% do crescimento real do PIB
- Pagamento de juros anual
- Resgate possível no final do primeiro ano
- Taxas de juro fixadas na data da subscrição são mantidas até amortização
Como subscrever os novos Certificados do Tesouro?
Desde 31 de Outubro de 2013 que os Certificados do Tesouro Poupa Mais podem ser adquiridos através dos
CTT ou através da abertura de uma conta
AforroNet que lhe permite subscrever e consultar as suas aplicações via internet.
O custo de cada título é de 1€ e para subscrever este produto precisa de adquirir, no mínimo, mil títulos e o limite máximo está fixado em um milhão.
Leia também: