• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Estudo diz que Facebook pode revelar sinais de doença mental

Posts a mais ou a menos, escrever em maiúsculas, número de amigos, número de fotos pessoais: estas e tantas outras variáveis de utilização do facebook podem revelar padrões comportamentais.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Proteja-se e à sua família com um Seguro de Saúde!

Não poupe na saúde, poupe no seguro! Simulação gratuita e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

O que diz o seu perfil de Facebook sobre si

Estudo diz que Facebook pode revelar sinais de doença mental

 

Todos nós (todos os que têm facebook, ou seja, quase todos) temos um amigo (ou muitos) com posts sucessivos, escreve em maiusculas ou coloca fotos de tudo o que faz mesmo que ninguém, nem mesmo ele, tenha interesse naquilo. Outros, quase como "voyeurs" passam despercebidos, com tímidos Likes e fotos nenhumas.

 

Segundo um estudo da Universidade de Missouri o comportamento associado à actividade no facebook pode ser uma forma de estudar questões relacionadas com saúde mental. De acordo com os pesquisadores, se postar uma vez por hora ou uma vez por mês pode ser um indicador do seu estado psicológico. Os pesquisadores entrevistaram mais de 200 estudantes universitários para medir os seus níveis de extroversão e/ou apoio a crenças estranhas; em seguida, pediram aos participantes para imprimir sua atividade no Facebook, com a opção de limitar a visibilidade dos posts a determinados grupos de pessoas. Segundo Elizabeth Martin, co-autor do estudo, o que eles escolheram para esconder informações revela o seu estado psicológico, 

 

Alguns estudantes evidenciaram anedonia social, ou seja, revelaram incapacidade de sentir prazer com a comunicação e interação com os outros. Os sintomas iam do desligamento social a crenças estranhas, e esses eram os que publicavam menos fotos, comunicavam menos via Facebook e tinham uma rede menor de amigos. Já outros mostraram sinais de paranóia com base na quantidade de informação que colocam no seu perfil.

 

Embora não esteja claro se terapeutas e psicólogos podem usar as redes sociais para o diagnóstico e tratamentos, Martin diz que o estudo é um primeiro passo para usar a informação para, possivelmente, fornecer uma imagem clínica mais completa.

 

E o seu perfil? O que diz de si?

 

Maria Garcês
o que diz o seu perfil de Facebook sobre si - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt