• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguradora exige certificado comprovando o mau tempo.

No seguimento da tempestade de granizo por 30 minutos, que ocorreu em Lisboa no passado dia 29 de Abril, os donos dos automóveis danificados, ficaram estupefactos ao constatar que a seguradora exige a apresentação de um certificado que comprove o mau tempo no referido dia e que além disso, esse documento tem o valor de 93€.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O mau tempo sai caro

Seguradora exige certificado comprovando o mau tempo.

 

Ainda se lembra com certeza da tempestade de granizo que assolou a zona de Lisboa durante 30 minutos, no passado dia 29 de Abril.

Perante os danos nos carros, os donos recorreram às seguradoras para que o valor da reparação fosse assumido, no entanto, as companhias apenas aceitam pagar os danos se for apresentado um certificado que comprove o mau tempo verificado num determinado dia.

Este certificado deve ser solicitado ao Instituto de Meteorologia (IM) e custa 93€. Além disso, este Instituto exige o pagamento num prazo máximo de 30 dias, ou cancela o pedido.

A justificação dada pelo IM é que esta é uma taxa moderadora normal de um serviço público, que serve exactamente para controlar os pedidos dos cidadãos até porque argumenta que a emissão de certificados obriga a utilizar vários e dispendiosos recursos.

Segundo a DECO, os cidadãos não devem pagar estas certidões, até porque as seguradoras nem sequer deviam exigir este documento, uma vez que este incomum fenómeno foi bastante divulgado, sendo, portanto, do conhecimento geral, não havendo a necessidade de um comprovativo.

Outro conselho da Associação é que os consumidores reclamem junto do Instituto de Seguros, pois esta exigência de uma certidão meteorológica revela-se uma prática comercial desleal. Além disso, se o veículo tem seguro automóvel contra todos os riscos, a seguradora deve pagar mesmo sem provas do que aconteceu.

 

 

Maria Garcês
o mau tempo sai caro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 11 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt