• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

A parte "livre de impostos" do subsídio de refeição pago em dinheiro vai ser reduzida

As vantagens do pagamento do subsídio de alimentação em vales-refeição.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Mais carga fiscal para subsídio de alimentação

A parte

A proposta de alteração da maioria parlamentar diz que “está sujeito a tributação o subsídio de refeição na parte em que exceder o limite legal estabelecido” no caso de o pagamento ser em dinheiro. Assim, os contribuintes que este ano de 2013 recebam mais de 4,27 euros de subsídio de alimentação serão tributados em sede de IRS e Segurança Social. O mesmo acontecerá com os trabalhadores que receberem mais de 6,83 euros pagos em vale refeição. Desta feita, os valores pagos em vale refeição ou equivalentes ficam isentos de pagamento de IRS e Segurança Social desde que não excedam o limite legal em 60%.

 

 

Vantagens fiscais do vale-refeição

 

Esta recente alteração tem levantado uma onda de insatisfação tanto em entidades patronais como trabalhadores que vêm uma redução do vencimento líquido no final de cada mês uma vez que também o subsídio de alimentação é tributado.

 

Em termos de processamento de salários estas alterações implicam também mais encargos administrativos para a empresa e respectiva incidência contributiva. Por isso, a procura da atribuição dos vales de pagamento do subsídio de alimentação tem aumentado cabalmente por parte das empresas, na tentativa de reduzir gastos e manter a satisfação dos seus trabalhadores.

 

Do ponto de vista do patrão, todos os encargos com remunerações do trabalho dependente, nomeadamente as senhas de refeição, são aceites fiscalmente. 

 

Maria Garcês
mais carga fiscal para subsídio de alimentação - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt