• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Seguradoras preocupadas com impacto desta medida no sector

PPR já podem ser resgatados sem perda de benefícios fiscais para pagar crédito à habitação. Seguradoras preocupadas com impacto desta medida.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Investimentos mais rentáveis: saiba onde o seu dinheiro vale mais!

Compare os Investimentos com as taxas mais competitivas do mercado!

SIMULAR

Lei permite usar poupança reforma para pagar a casa

Seguradoras preocupadas com impacto desta medida no sector

 

Esta lei, em vigor desde o início do ano tem provocado queixas de clientes que falam de obstáculos levantados pelas instituições para resgatar os planos poupança. O Banco de Portugal aliás avançou ter recebido um "número significativo" de reclamações.

Para já, a lei permite resgatar os PPR apenas para pagar crédito habitação. Uma questão que está já a ser analisada no sentido de alargar o resgate antecipado sem penalizações para outro tipo de contratos de crédito que não habitação. Pretende-se ainda clarificar se os PPR podem ou não ser resgatados para cobrir prestações vencidas ou a vencer do crédito à habitação.

 

Entretanto a Associação Portuguesa de Seguradoras já fez saber que esta medida pode acarretar implicações sérias na actividade das seguradoras, acrescentando ainda que a lei lesa o Estado ao permitir resgates sem perda de benefícios fiscais.

A verdade é que um terço do valor de PPR que está sob gestão foi investido em dívida pública. Caso os aforradores retirem essa verba sem perda de benefícios haverá consequências negativas para os títulos do Tesouro. O representante da associação do sector acrescentou ainda que está  “preocupado com as implicações [da aplicação desta medida]” e que está “a quantificá-las quer ao nível do sector, quer para o Estado, quer ao nível do consumidor".

 

Esta medida integra o pacote de mudanças recentemente aprovado no âmbito da relação entre as famílias e o crédito à habitação. Deste pacote de medidas resultam mudanças quer ao nível das regras da entrega da casa aos bancos ou ainda na reestruturação dos créditos para quem se encontre em situação económica complicada.

 

Maria Garcês
lei permite usar poupança reforma para pagar a casa - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt