• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Um dia para sensibilização dos portugueses às práticas de mobilidade

Há já 10 anos que se comemora a dia 22 de Setembro, o Dia Europeu sem carros. Uma iniciativa que partiu da União Europeia, mas com muito pouca expressão no nosso país, é apenas uma forma de sensibilizar os cidadãos a adoptarem práticas de mobilidade mais sustentáveis.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Dia Europeu sem Carros

Um dia para sensibilização dos portugueses às práticas de mobilidade

 

Já desde 2001 que Portugal comemora a dia 22 de Setembro o Dia Europeu sem Carros, uma iniciativa lançada pela União Europeia de forma a sensibilizar os cidadãos e as autarquias a adoptarem práticas de mobilidade mais sustentáveis.

A ideia é promover a utilização de transportes alternativos ao automóvel, como é o caso da bicicleta, dos transportes públicos, e se possivel, porque não, até mesmo andar a pé.

Apesar de inicialmente ter havido uma grande receptividade a esta iniciativa, que inclusivé, levou a cidade de Lisboa a cortar o trânsito automóvel no centro da cidade, assim como fez com que várias autarquias aderissem à comemoração, o certo é que esse entusiasmo esmoreceu e esta prática é apenas simbólica.

Para muitas famílias, não estão reunidas as condições para se utilizar os transportes públicos, quer seja por uma questão de acessibilidade, de preço, de disponibilidade de tempo e até de segurança, daí a permanente dependência do carro.

Os cidadãos procuram o que for mais económico e fácil e se a preferência continua a recair sobre o automóvel é porque comparativamente aos transportes públicos, o carro não é assim tão mais caro. Outra questão prende-se com a frequência, com a transição de uma rede de transportes para outra e respectiva validação de bilhetes que é ainda um pouco confusa.

Para já, a utilização dos transportes públicos não é assim tão atractiva, por isso a escolha pelo transporte particular; no entanto, em termos de sustentabilidade e mesmo em termos económicos, é importante a mudança de mentalidades de forma a ser disponibilizada uma eficaz rede de transportes aos cidadãos.

 

Maria Garcês
dia Europeu sem Carros - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 16 days 5 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt