• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Desemprego em Portugal continua a preocupar

Se é verdade que em Julho, a taxa de desemprego em Portugal tinha baixado, a verdade é que Agosto conheceu um novo aumento e, hoje, são cerca de 700 mil os inscritos nos centros de emprego.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Desemprego em Portugal: 3ª maior da OCDE

Desemprego em Portugal continua a preocupar
  • Descubra quais são as 3 causas mais comuns de desemprego em Portugal.

A taxa de desemprego voltou a cair em Agosto, fixando-se nos 16,5%. No entanto, a taxa de desemprego em Portugal continua a ser apontada como a terceira maior de todos os países da OCDE.

A média de desemprego nos países da OCDE ronda os 8% e na Europa a taxa ronda os 11%, contra os 16,5% de taxa de desemprego em Portugal, bem acima da média europeia.

 

- Taxa de desemprego em Portugal

 


No que toca a taxas de desemprego, a Grécia consegue fixar-se no primeiro lugar deste ranking, pela negativa, com uma taxa de desemprego de 28% seguida de Espanha, com um valor acima dos 26%.

A taxa de desemprego em Portugal, fixou-se, em Agosto, nos 16,5%, mas a tendência é de subida já que, neste momento, os empregos sazonais deixam de existir e as pessoas retomam a inscrição nos centros de emprego.

Desemprego em Portugal cresce em Setembro
Como já foi referido, o fim dos empregos sazonais e a entrada num novo ano fiscal fez com que mais portugueses perdessem o emprego e voltassem a inscreverem-se nos centros de emprego.

Assim, o número de inscritos nos centros de emprego, em Setembro, registou um aumento de 2% face ao ano anterior e são quase 700 mil as pessoas que se encontram sem emprego.

3 maiores causas para o desemprego em Portugal
1º Contratados:
O trabalho não permanente representa 42,6% da taxa de desemprego.

2º Jovens recém-licenciados/formados: O desemprego em Portugal de jovens licenciados e/ou formados é bastante alto e, actualmente, estes representam cerca de 13% do total do desemprego.

3º Despedimento: Esta é a terceira causa de desemprego em Portugal, seja por que motivo for.

Maria Garcês
desemprego em Portugal: 3ª maior da OCDE - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 27 days 8 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt