• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Dicas para poupar em 20 passos

Comemorou-se no dia 31 de Outubro o Dia Mundial da Poupança. Como este é um dos grandes objetivos dos portugueses, lançamos 20 dicas para poupar, contribuindo para criar hábitos de poupança.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Sistema de Alarmes para sua Casa

Sistema de Alarmes para sua Casa

Solicite o seu orçamento gratuito e proteja o que lhe é mais precioso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
Enviar

Conheça mais 20 dicas para poupar

Dicas para poupar em 20 passos
  • Poupar é uma questão de hábito. Crie os seus!

Siga as nossas dicas para poupar e comece a criar hábitos que podem mudar definitivamente a sua vida, seja em tempos de crise ou não.
 

Pronto para começar esta viagem ao mundo das dicas para poupar?

 

Elaboramos uma lista com 20 dicas para poupar que facilmente conseguirá seguir, criando uma almofada extra no seu orçamento. Venha descobrir estas dicas para poupar... 

1. Despesas: Mantenha uma listagem de todas as despesas efectuadas. Se possível, utilize uma agenda, apontando, por dia, todos os gastos que teve. Se o fizer, poderá analisar, mês a mês, quais os gastos desnecessários e elimina-los de forma mais eficaz e simples.

2. Refeições em casa: Evite ir aos restaurantes. Sempre que for possível, faça as refeições em casa ou opte por aderir à moda da lancheira. Levar a refeição de casa é mais uma dica para poupar.

3. Esteja atento: Faça uma análise a todos os produtos de seguros que possui e veja se, por acaso, não está a pagar um seguro que não utiliza ou mesmo um seguro cujas coberturas já existam num outro produto.

4. Descontos e vales de desconto: Não descure os vales de desconto. Aprenda a poupar, juntando as promoções aos vales de desconto que abundam pela internet.

5. Lista para o supermercado: É essencial que vá as compras sempre com lista de compras. Desta forma, evita comprar produtos e bens desnecessários, limitando os seus ímpetos consumistas ao que realmente lhe faz falta.

6. Genéricos: Utilize, sempre que possível, medicamentos genéricos. A poupança é muita e real.

7. Despesas fixas: Faça uma avaliação das suas necessidades e tente perceber se não consegue baixar as suas despesas fixas mensais. Por exemplo, não pode optar por um serviço de TV mais barato?

8. Tempos livres: Tente ocupar os seus tempos livres com coisas grátis, por exemplo, indo à biblioteca ou passeando em jardins públicos.

9. Ande de transportes públicos: Utilize, sempre que possível, transportes públicos. Deixe o carro em casa e dê utilidade à bicicleta e ao passe mensal.

10. Oportunidades: Não deixe escapar os saldos.

11. Ginásios: Opte por abandonar o ginásio e faça caminhadas.

12. Cultura: Já viu a agenda cultural do seu concelho? De certeza que vai encontrar eventos magníficos a custo zero.

13. Poupe: Compre um porquinho mealheiro e coloque todos os dias as moedas que lhe pesam na carteira. Vai ver que no final do ano dá para comprar um miminho para si.

14. Cartão de Crédito: Deixe sempre o cartão de crédito em casa e use-o apenas quando não houver outra possibilidade.

15. Impulsos: Precisa mesmo de comprar umas botas de inverno por 150€? Se comprar umas de 30€ não lhe resolve o problema?

16. Viagens: As férias são necessárias, é verdade, mas tente perceber como pode descansar por menos dinheiro. Aproveite as épocas baixas e os destinos menos caros.

17. Electricidade: Utilize somente lâmpadas economizadoras e ligue apenas as luzes que forem essenciais.

18. Gasolina: Coloque gasolina nas gasolineiras low cost e abasteça o seu carro por menos uns euros.

19. Água: Quando estiver no banho, lave o cabelo, o corpo e os dentes de uma só vez, sempre com a água desligada. A poupança é imensa.

20. Roupa: Com os detergentes de hoje em dia e com o uso que damos à roupa, já não precisa utilizar altas temperaturas para lavar a roupa. Utilize os programas mais baixos, a 30 e 40 graus, e tenho uma poupança superior a 40% por mês.

 

Leia também:

Dicas de poupança doméstica »

10 Dicas para poupar em combustível »

Maria Garcês
conheça mais 20 dicas para poupar - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt