• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Millennium BCP: Um passado de conquistas

Nem sempre o Millennium BCP se chamou assim. Na altura da sua fundação, em 1985, este era o Banco Comercial Português, fundado por mais de 200 acionistas e com o apoio de uma equipa experiente e altamente profissional.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
À procura de soluções financeiras à sua medida?

À procura de soluções financeiras à sua medida?

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

11
120

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com
SIMULAR

Conheça a história do Millennium BCP

Millennium BCP: Um passado de conquistas
  • Já alguma vez parou para pensar na história de um dos maiores bancos nacionais?

História do Millennium BCP

 

O Banco Comercial Português, atual Millennium BCP surge como instituição financeira privada, independente e orientada para o mercado português, trazendo inovação e adaptação a realidades não trabalhadas pelo setor bancário existente à época.
 

O crescimentos sustentado do Millennium BCP


Paulatinamente, o Millennium BCP, ou melhor Grupo BCP, foi crescendo sustentadamente, aumentando substancialmente a quota de mercado até 1994, baseando o seu crescimento no inteligente aproveitamento de oportunidades crassas.

Em 1994, o Millennium BCP detinha mais de 8% de ativos, 9% de crédito a clientes e 8,6% em depósitos.
 

A concorrência do Millennium BCP

 

Em 1994, com altas taxas de penetração no mercado português, o agora Millennium BCP viu o mercado ter cada vez mais ofertas ao nível das instituições financeiras para o mercado doméstico e, agora, eram cada vez mais os bancos nacionais e internacionais a operarem no mercado.

Assim, a estratégia passou pela fusão, aumentando quota de mercado e expressão no setor. Foi em 1995 que o Banco Português do Atlântico foi comprado pelo BCP, através de uma OPA, mas só em 2000 foi incorporado no BCP.

Com esta fusão, deram-se outras, nomeadamente com o Grupo José Mello, através da seguradora Império e do Banco Mello que, a partir do ano 2000, passaria a ser incorporado no BCP.

O Millennium BCP foi mais longe e começou as negociações coma Caixa Geral de Depósitos para adquirir o Banco Pinto & SottoMayor, situação que ocorreu em dezembro de 2000, sendo incorporado no banco.
 

Millennium BCP e a sua internacionalização


A estratégia nacional estava consolidada e era hora de lançar as bases para uma atuação internacional, apostando em mercados de franco crescimento e com uma forte ligação a Portugal, atuando, nomeadamente, nos mercados da saudade.

1998: Acordo de parceria com grupo financeiro polaco. Inicio das operações de retalho no mercado polaco com o nome Millennium.

1999: Lançamento de uma rede bancária de retalho inovadora para o mercado grego — NovaBank. O BCP
passou a deter o controlo total da NovaBank em 2005 e, em 2006, passou a chamar-se Millennium Bank.

2000: Integração da atividade seguradora centralizada na Pensões Gere SGPS, SA no capital da aliança seguradora pan-europeia Eureko B.V. Com a crise do 11 de setembro de 2001, o BCP readquiriu, em 2002, a Seguros e Pensões Gere, SGPS, SA.

2005: Participação na privatização da Banca Comerciala Romana, sem sucesso.

2007: Lançamento de um projeto bancário de raiz na Roménia.

2008: Parcerias estratégicas com a Sonagol e o BPA.

Parcerias estratégicas

Atividade Seguradora - Ageas para Portugal e Eureko para os restantes países
Intercâmbio de apoio - Banco Sabadell em Espanha (Millennium BCP apoio clientes do Banco Sabadell em Portugual e os clientes Millennium BCP em Espanha recebem apoio do Banco Sabadell).
Gestão de ativos - F&C Investments

Maria Garcês
conheça a história do Millennium BCP - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 22 days 4 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt