• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Chefes há muitos, líderes há poucos. Saiba distingui-los.

Numa altura em que as empresas reconhecem os recursos humanos como condição sinequanon para o sucesso, o Meu Portal Financeiro dedica um artigo especial aos chefes. Identifique o perfil do seu e saiba como lidar com ele. Se for chefe, reveja as suas atitudes e faça uma auto-análise sincera. Os seus colaboradores agradecem. 

 

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Seguro Automóvel à medida do seu carro...e do seu bolso!

Compare os melhores LowCost de Luxo. Grátis e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Como sobreviver ao seu chefe

Chefes há muitos, líderes há poucos. Saiba distingui-los.

 

No ambiente competitivo que impera actualmente dentro de todas as empresas, em Portugal e no mundo, que organização pode se dar ao luxo de ter em cargos de chefia pessoas que estão preocupadas com o seu umbigo? Que nada fazem para incentivar a integração e o trabalho em equipe? Se é verdade que um bom líder pode envolver os seus colaboradores e motivá-los para o sucesso, é verdade também que um chefe pode transformar um bom emprego e até um bom salário em algo insuportável. A verdade é que a maioria de nós passa mais tempo com os chefes e restantes colegas do que passa com a família. Por isso, e porque é no trabalho que passamos mais de um terço do nosso dia, convém saber como fazer parte da equipa, construindo valor para a empresa e desenvolvendo ferramentas de optimização do trabalho. Saber lidar com o chefe é uma ferramenta – o bom ou mau manuseamento faz a diferença entre sentir-se realizado ou até mesmo frustrado. Ter um bom chefe é um pontapé de saída para o sucesso; já ter um mau chefe, em determinadas alturas do percurso profissional, pode ser motivo castrador para o crescimento profissional e até para a sanidade mental do colaborador.

Deixamos-lhe uma lista das características dos considerados “maus chefes”. A lista baseia-se num estudo da Universidade de Baylor e divulgados pela Forbes. São meros indicadores mas veja o que deve estar atento e aprenda a lidar com eles. 

Lembre-se antes de mais que faz parte da personalidade do mau chefe a incapacidade de se ver como ele é. Ao ler este artigo, provavelmente não vai identificar com nenhum dos tópicos. Se for chefe e tiver dúvidas em algum dos pontos, arrisque em pedir a opinião à sua equipa. Lembre-se: "As pessoas que têm carreira bem-sucedida contaram com um factor-chave: tiveram ao menos um bom chefe”.

 

Gerador de trabalho inútil

É o caso típico do chefe que manda três pessoas diferentes fazer a mesma tarefa para depois escolher a melhor. Resultado: a equipa trabalha mais no mesmo, perde rentabilidade e os colaboradores perdem motivação. Esta atitude, para além de demonstrar claramente falta de conhecimento sobre o assunto, está a fazer a empresa gastar tempo e dinheiro, enquanto a sua concorrência está a criar coisas novas.

 

O Big-Brother

Aquele chefe que tem que ver com os próprios olhos tudo o que os colaboradores estão a fazer. De repente, sente aquela sombra atrás de si e quando olha para trás o seu chefe está com aquele olhar perturbador a controlar. Não significa que seja muito trabalhador, mas que é inseguro e não confia em ninguém que esteja abaixo dele. Enquanto se sobrecarrega com essa inspecção este chefe gasta o tempo que deveria dedicar à criação e às novas ideias. 

 

De difícil acesso 

Aquele chefe que pede (quase) para marcar uma audiência para falar com ele. Para a empresa um chefe implica enormes perdas de tempo e lentidão nos processos. Para os funcionários, reportar para alguém assim torna-se um pesadelo. 

 

Desmotivador

Hoje uma das maneiras mais fáceis de descobrir se o chefe é um bom líder é identificar as pessoas que cresceram com ele. Em geral ninguém sobressai no departamento de um mau chefe. O bom chefe tem sempre alguém pronto capaz de o substituir.

 

Burocrático

É aquele chefe que está preso a detalhes insignificantes e exige que todas as tarefas cumpram um determinado método, na maioria das vezes obsoleto, que acaba por criar perdas de tempo e ser elemento castrador da produtividade e rapidez que hoje se exigem

 

Não acompanha mudanças

Resistente à mudança, este chefe não conseguiu acompanhar a evolução dos mercados e dos contextos empresariais. Não aceita novas ideias e não aplica outros pontos de vista. Não arrisca e não confia nas novas gerações, o que pode levar a uma perda de competitividade da sua equipa perante os concorrentes. Este tipo de liderança é muito difícil de acompanhar. Geralmente são chefes que têm provas dadas no passado e por isso se tornam num elemento importante da empresa. Infelizmente não conseguiu perceber que os mercados exigem novas fórmulas e que ninguém vive de glórias do passado para sempre.

 

Defeitos de “feitio”

Um chefe mal disposto diariamente, distante e incapaz de mostrar interesse pela vida pessoal dos membros do seu departamento nunca será bom chefe. É preciso saber agir como um maestro – ouvir cada instrumento, afinar os que precisam de ajuda e distinguir os são desafinados para aquela orquestra. 

 

Certamente conhecerá outras características, boas ou más, dos chefes que teve ao longo do seu percurso profissional. Partilhe connosco a sua experiência.

 

Maria Garcês
como sobreviver ao seu chefe - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 19 days 1 months 3 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt