• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Beneficiários obrigados a procurar emprego

Segundo o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, os beneficiários do RSI - Rendimento Social de Inserção vão passar a ser obrigados a procurar emprego.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Alterações ao RSI

Beneficiários obrigados a procurar emprego

 

O ministro justificou as alterações ao rendimento social de inserção argumentando a necessidade de justiça social.

No fundo os beneficiários deste rendimento assumem um contrato com o Estado que lhes paga uma prestação em troca do cumprimento de algumas obrigações.

Assim como quem beneficia do RSI tem esse direito, então também terá que ter deveres, os quais são a procura de emprego, fazer formação profissional e desempenhar tarefas úteis à sociedade.

Na base destas alterações esteve o número de pessoas que estão a beneficiar deste apoio social e que nem sequer se encontram inscritas no centro de emprego, que se estima que se encontre entre as 50 e as 60 mil pessoas. Os números fizeram o Governo pensar na necessidade de combater o excesso e a fraude.

Para o cumprimento destas alterações, o pretendido será estabelecer protocolos com as câmaras municipais, as juntas de freguesia e as instituições sociais, que são as entidades que, de facto, conhecem as necessidades locais e assim podem atribuir tarefas que sejam úteis à comunidade.

Estão excluidas da aplicação deste diploma as pessoas que pela sua idade, pela sua dificuldade, ou porque têm uma deficiência não têm capacidade para o trabalho.

Para as restantes será obrigatório trabalhar um máximo de 15 horas semanais em instituições de solidariedade ou autarquias, recebendo em troca transporte, alimentação e um seguro de acidentes pessoais.

 

Maria Garcês
alterações ao RSI - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 11 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt