• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Condições meteorológicas e quebra de consumo tem trazido prejuízo a este sector.

Os prejuízos na agricultura estão relacionados com as chuvas tardias que persistem em não ir embora, provocando assim, elevados prejuízos nos campos agrícolas. Também a quebra do consumo devido ao surto da bactéria E.coli já causou prejuízos de 5 milhões de euros aos produtores portugueses, que esperam ansiosamente pela retoma de confiança por parte dos consumidores.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Encontre as melhores soluções do mercado em  Seguros!

Encontre as melhores soluções do mercado em Seguros!

Rápido » 100% gratuito » Sem compromisso »

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Agricultura com prejuízos

Condições meteorológicas e quebra de consumo tem trazido prejuízo a este sector.

Os prejuízos nos campos agrícolas devido às chuvas das últimas semanas são elevados, tendo o tomate registado uma quebra de 18 a 20 milhões de euros, uma vez que exporta 95% da produção, sendo por isso, estratégico para o mercado nacional.

Os produtores lamentam que não existam medidas de forma a serem criadas condições de reorganização do sector de forma a ser possivel recuperar a capacidade produtiva.

De acordo com o dirigente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Gonçalo Escudeiro, "o Estado é o grande cliente em matéria de seguros de colheitas. Tem que negociar, mas para isso é preciso ser bom pagador e ter um negociador  que conheça bem o sector". 

Do seu ponto de vista, em termos de seguros, o Estado já devia ter tratado de garantir a cobertura destas chuvas persistentes e alargá-la até 15 de Outubro, assim como não permitir que as seguradoras subam o valor dos prémios de tal forma que seja impraticável para a sobrevivência do sector.

Também o surto da bactéria potencialmente mortal E.coli está a diminuir a confiança dos consumidores, resultando em quebras no consumo de produtos hortícolas.

Os produtores até estavam à espera de um aumento do consumo, que é normal nesta época do ano, devido às festas dos santos populares e portanto, os prejuízos somam-se.

Os ministros da Agricultura europeus reúnem-se hoje para debater apoios para o sector afectado pelas quebras de consumo, no entanto, de acordo com o presidente da Portugal Fresh era bem mais importante as autoridades transmitirem uma atitude de confiança, de forma a influenciar positivamente o consumo, pois considera não haver razão para tanto alarido, até porque recorda que os produtores são submetidos a um grande controlo por parte de entidades como a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

 

Maria Garcês
agricultura com prejuízos - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt