• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

S&P melhora outlook de Portugal

S&P mais otismista quanto à capacidade de Portugal vir a cumprir com os seus compromissos financeiros. As medidas de austeridade estão a fazer-se sentir neste otimismo, que a prazo irá levar à subida do rating.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Agências de Rating mais otimistas quanto a Portugal

S&P melhora outlook de Portugal
  • S&P melhora outlook de Portugal para estável;
  • Juros da dívida pública deverão continuar a cair

Portugal viveu vários anos assombrado com as agências de rating, empresas que trouxeram bastante “barulho” aos mercados financeiros e que induziram uma verdadeira revolução nos mercados de dívida. Apesar do assombro no passado, parece que a visão está a mudar…

 

Quem são as agências de rating:

 

As agências de rating são empresas privadas, na sua maioria sedeadas nos EUA, que dedicam a sua atividade à avaliação da capacidade das empresas de pagar as suas dívidas. Analisam a estrutura de capital, a estratégia, os vários mercados em que estão inseridos, e procuram perceber se o negócio vai gerar rendimento suficiente para pagar aos credores.

 

Porque foram tão criticadas:

 

Muitas pessoas não percebem os critérios que estas agências utilizam. Muitos deles são subjetivos pelo que há espaço para “especular” que tenham atuado de forma menos transparente ou honesta. O facto de terem baixado as classificações de vários países e empresas serviu de gatilho para o agravamento da crise financeira. Apesar de não serem as culpadas pela crise, acabam por ser culpadas (não que não tenham responsabilidades).

 

O que é notícia?

 

A saída de Portugal do plano de assistência, as medidas de ajustamento que os portugueses sofreram na pela e um maior otimismo quanto ao futuro da economia portuguesa, Europeia e mundial fizeram tanto a Standard&Poor’s (S&P) como a Moody’s alterar as suas perspetivas para a dívida pública portuguesa.

 

Dia 9 de Maio a S&P melhorou a sua perspetiva de “negativa” para “estável”, apesar de ter mantido o rating em BB. Caso Portugal continue (ou comece) a implementar as reformas estruturais se são esperadas o rating poderá ser melhorado. Uma melhoria das condições de crédito poderá também ter impacto nesta classificação de risco.

 

Tem sido notícia, também, que a Moody's irá alterar em breve a sua classificação. A acontecer será certamente uma boa notícia para o País e para o bolso dos portugueses (apesar dos seus efeitos poderem ser sentidos apenas daqui a vários meses).

 

Portugal está a ganhar a confiança dos mercados. Esperemos que a prazo este otimismo seja visível nos juros de dívida - que não param de cair - e na vida dos Portugueses.

 

Leia também

BCE Preocupado com a taxa de câmbio na Zona Euro »

Declarações de IRS as datas a ter em conta »

 

Maria Garcês
agências de Rating mais otimistas quanto a Portugal - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt