• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Respondemos às suas questões sobre insolvência pessoal

Não há razão para vergonhas. Quando a vida não corre da melhor forma e não conseguimos, por mais que tentemos, fazer face às nossas responsabilidades, a insolvência pessoal é um passo em frente.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Simulação das melhores taxas para Crédito Consolidado!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

A insolvência pessoal está disponível para todos?

Respondemos às suas questões sobre insolvência pessoal
  • A insolvência pessoal é um processo judicial que o ajuda a ultrapassar um momento mais difícil da sua vida.

Nos últimos anos, a insolvência pessoal ganhou um novo lugar na sociedade portuguesa. Se é verdade que a insolvência era apenas conhecida como uma forma de as empresas em dificuldades conseguirem reestruturar-se, hoje, a insolvência aplica-se também à vida do mais comum dos mortais. Com a crise que se instalou em Portugal e no Mundo, a insolvência pessoal ganhou destaque e tem servido para muitas famílias fazerem face a situações de sobreendividamento grave e incapacitante. 

A conjuntura atual tem provocado muitas vítimas e entre os destroços desta guerra, a insolvência pessoal apresenta-se como o último recurso, aquele a que se recorre quando todos os outros já não são solução. Salários cortados, desemprego, penhoras... São estas as principais razões que levam a que uma família tenha a necessidade de recorrer à insolvência pessoal. No entanto, a insolvência pessoal não é motivo de vergonha ou de depressão, é antes uma nova forma de encarar a vida. A insolvência pessoal está disponível para todos aqueles que tenham vontade de reestruturar a sua vida pessoal e financeira e pode ser feita através de duas formas distintas: Plano de Pagamentos e Exoneração do Passivo Restante. 

O Plano de Pagamentos
O Plano de pagamentos é uma opção de insolvência pessoal à qual podem recorrer pessoas singulares, apresentando às entidades credoras um plano de pagamentos que, de uma forma ou de outra, permita liquidar os créditos em dívida. Lembre-se que esta opção não pode apenas servir as suas intenções, devendo sempre colocar a importância do pagamento da dívida em primeiro lugar. Ao criar um plano de pagamentos que pressuponha o pagamento de grande parte da dívida, as entidades credoras terão mais facilidade em aceitar o acordo. 

Se tiver garantias, apresente-as. E calendarize todos os pagamentos a realizar, mas seja razoável. Não apresente um plano que sabe que não vai conseguir cumprir já que os credores depositam neste plano de pagamentos toda a confiança, considerando que está a agir de boa-fé e com vontade de honrar os compromissos assumidos.

Exoneração do Passivo Restante
Esta é a opção de insolvência pessoal que, no fundo, lhe permite começar um vida nova ao fim de 5 anos.

Resolvendo situações muito graves de sobreendividamento, a exoneração do passivo restante é a opção da insolvência pessoal que retira a obrigação aos devedores de cumprir com os compromissos assumidos com os credores. Ou seja, de acordo com os rendimentos, é estabelecida uma espécie de renda que deverá ser paga religiosamente todos os meses, no decorrer dos cinco anos seguintes à declaração da insolvência pessoal. 

Esse valor será entregue aos credores para que seja saldada a dívida que com eles possui, sendo que no final desses 5 anos, o devedor fica livre de encargos e dívidas e poderá começar a vida do zero.

Sem créditos e sem dívidas, a insolvência pessoal com exoneração do passivo restante é uma lufada de ar fresco na vida daqueles que em tempos viveram dias de grande aflição.

 

Leia também:

Saiba como lidar com a insolvência pessoal »

Maria Garcês
a insolvência pessoal está disponível para todos? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 12 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt