• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Poupe nas comissões que paga ao banco!

Apesar de mais difícil do que noutros tempos, ainda é possível poupar nas comissões a pagar ao banco. Damo-lhe 5 dicas que o vão ajudar.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

À procura dos Cartões Bancários com mais vantagens?

Compare de forma clara, simples e gratuita as soluções de Cartões que mais se adequam a si.

SIMULAR

5 dicas para poupar nas comissões a pagar ao banco

Poupe nas comissões que paga ao banco!
  • Poupe nas comissões a pagar ao banco
O negócio bancário é, cada vez mais, suportado pelas comissões que os clientes pagam pelos diversos produtos e serviços que contratam junto da sua instituição financeira.

Basta consultar o saldo da conta bancária para se perceber a quantidade de comissões que são pagas todos os anos. Apenas alguns exemplos:

  • Manutenção de conta
  • Anuidade dos cartões
  • Processamento de seguros e créditos
  • Transferências
  • ...

Fazendo as contas é fácil chegar à conclusão de que se pode chegar a pagar, anualmente, algumas centenas de euros em comissões ao banco.

5 dicas para poupar nas comissões bancárias


1. Opte por contas sem comissões e/ou sem anuidades nos cartões

Existem alguns bancos, sobretudo os online, que não cobram pelas comissões de manutenção de conta e pelas anuidades dos principais cartões, quer de débito quer de crédito. O ActivoBank e o Best Bank são apenas dois exemplos de instituições financeiras cujos Clientes estão isentos destas comissões.

  • Os serviços básicos não têm comissões
  • Serviços extra ou menos standard são comissionados (e aqui, tratam-se de valores em linha ou superiores aos de mercado)

2. Incremente a relação com o seu banco


Caso tenha uma conta bancária num banco que cobra este tipo de comissões, e não consiga mudar, tente perceber se, ao subscrever mais produtos dessa instituição financeira, é possível diminuir (ou até mesmo eliminar) as comissões, sobretudo as de manutenção e dos cartões. Os produtos que mais contribuem para esta possibilidade são:


3. Subscreva um pacote de produtos e serviços


Alguns bancos disponibilizam os chamados pacotes de produtos e/ou serviços em troca do pagamento de um valor mensal. Ou seja, englobam num mesmo pacote uma série de produtos e/ou serviços que, se subscritos isoladamente, teriam custos muito superiores.

O valor normalmente compensa, mas tenha em atenção que:

  • Antes de subscrever analise os produtos, faça contas, e estude se realmente compensa
  • Estes pacotes integram normalmente produtos que os clientes não necessitam

4. Utilize os canais automáticos


Esta dica aplica-se sobretudo às transações do dia-a-dia e não tanto às comissões mais estruturantes, como as de manutenção de conta ou as anuidades dos cartões. Para incentivar a utilização de canais menos dispendiosos para o banco, onde naturalmente se integra o online, a instituição financeira normalmente oferece isenção de algumas comissões, sobretudo ao nível das transferências bancárias.

5. Negoceie, negoceie, negoceie


É verdade que o poder que o Cliente tinha noutros temos está atualmente mais esbatido, mas ainda existe. Afinal, os bancos pretendem ter Clientes e sabem que, lá fora, a concorrência é feroz. Assim, caso entenda que alguma comissão pode ser revista, fale com o seu banco. Para isso:

  • Apresente como alternativa uma proposta melhor da concorrência
  • Tenha abertura para aceitar algumas condições do banco (por exemplo, subscrição de algum produto)
  • Argumente de forma ágil e convincente

Como se costuma dizer, o não é sempre garantido, se conseguir o sim tanto melhor!

Em destaque

Maria Garcês
5 dicas para poupar nas comissões a pagar ao banco - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt