• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Optimizar para poupar

Cada vez mais, um pouco por todo o país, as famílias querem diminuir o consumo de electricidade e gás natural e saber como poupar para verem reduzidas as facturas que levam uma boa parte do seu orçamento mensal. O Meu Portal Financeiro dá-lhes uma ajuda.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Poupança que pode chegar aos 60% mensalmente!

Em menos de 1 minuto » Simulações 100% grátis » Sem compromisso

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.pt e pelos nossos Parceiros
Quero poupar!

10 dicas - Como poupar luz e gás!

Optimizar para poupar
  • Tem alguma sugestão? Envie-nos para info@meuportalfinanceiro.pt

1. Como poupar ... Troque as lâmpadas incandescentes

Sabia que o uso de lâmpadas economizadoras permite que uma família poupe 2,1% no consumo de luz, ou seja, 84 kWh? Na prática são 11 euros de poupança por ano. Não se esqueça que o apagar/acender muitas vezes este tipo de lâmpadas reduz o seu tempo de vida útil, por isso, seja também cauteloso com a sua utilização.

 

2. Como poupar ... No more “Standby”

O “standby” é responsável por 5% da electricidade consumida numa casa... não facilite, desligue completamente os seus equipamentos.

 

3. Como poupar ... Consumo/Tempo

Com a tarifa bi-horária, pode pagar até metade do preço normal se utilizar as suas máquinas entre as 22 e as 8 horas. Se puder, ponha a louça e roupa para lavar neste horários. Não se esqueça de fazer bem as contas, pois este tarifário tém tarifas mais altas para utilizações fora deste período.

 

4. Como poupar ... Electrodomésticos classe A

Ao susbtituir os seus electrodomésticos antigos por outros energeticamente mais eficientes (classe A+ e A++), poupa KW e euros: muitos euros nas suas facturas. Esta é mais uma dica importante de como poupar.

 

5. Como poupar ... Economize o seu frigorífico

Sabia que pode poupar até 30% de consumo com o seu frigorífico se tiver alguns cuidados de manutenção? Coloque-o num local fresco e ventilado e limpe a parte traseira, pelo menos, uma vez por ano. Não se esqueça de o descongelar antes que a camada de gelo atinja os 3 mm de espessura. 

 

6. Como poupar ... Máquina de louça sempre cheia

Procure utilizar a sua máquina de lavar loiça quando estiver completamente cheia. Se não tiver louça suficiente use programas curtos ou económicos. Faça limpezas periódicas: a manutenção melhora o desempenho energético. 

 

7. Como poupar ... Lavar roupa a baixas temperaturas

Uma boa dica de como poupar é utilizar o sol para secar a sua roupa. Evite altas temperaturas na suas lavagens. Poupa na sua roupa...e no consumo da sua máquina.

 

8. Como poupar ... Centrifugar antes de usar a máquina de secar

Podem ser excelentes aliadas no Inverno, mas são responsáveis por excelência pelo aumento dos consumos. Tente sempre centrifugar a sua roupa, antes de optar pela máquina de secar.


9. Como poupar ... Porta do forno bem fechada

Sabia que cada vez que abre a porta do forno perde 20% de energia? Evite andar sempre a abrir o seu forno e lembre-se de desligar antes de acabar de cozinhar. o calor acumulado vai permitir acabar o processo sem consumir mais.

 

10. Como poupar ... Microondas poupa energia

Sempre que puder, use o microondas e não o formo. Vai poupar energia na ordem dos 60/70%.


Leia também:

Como poupar quando vamos ao supermercado »

 

 

 

Maria Garcês
10 dicas - Como poupar luz e gás! - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt