• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

IMI: O que é e como ficar isento?

A crise, em Portugal, trouxe uma nova visão sobre o IMI. Mais isenções, mais facilidades e mais cumprimento, um exemplo único ao nível dos impostos.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Simulação das melhores taxas para Crédito à Habitação!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

0
0

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

O que é o IMI?

IMI: O que é e como ficar isento?
  • IMI: Quanto vale a sua casa?

O que é o IMI?


O IMI é o Imposto Municipal sobre Imóveis, surgido há exatamente 10 anos como substituto da Contribuição Autárquica. Ou seja, o IMI não é mais do que um imposto que todos os proprietários de imóveis terão que pagar.

E quanto custa o IMI?


O valor a pagar pelo IMI é definido pela avaliação feita pelas Finanças e isso significa que, todos aqueles que compraram imóveis tiveram que se sujeitar a uma avaliação feita pelo fisco. Apesar disso, são as autarquias quem define os limites de IMI, existindo, no entanto, um limite máximo a aplicar.

E existem aumentos ou pagamentos sempre o mesmo valor?

Até 2008, quem comprava casa beneficiava de uma isenção de IMI durante 6 anos. No entanto, com o estalar da crise, esse prazo foi alargado para os 8 anos.

Findo esse prazo, os aumentos de IMI são graduais e estão, mais uma vez, intimamente ligados à avaliação imobiliária feita pelas Finanças. 

Posso pedir isenção de IMI além dos 8 anos

Sim, é possível. No entanto, deverá preencher alguns requisitos:

-IMI e baixos rendimentos
Todos os proprietários que tenham rendimentos baixos podem pedir a isenção de IMI. Imagine-se, por exemplo, que recuperou o seu apartamento. Esta remodelação vai valer uma nova avaliação, muitas vezes superior à existente. Se não possuir rendimentos altos, poderá solicitar a isenção do IMI.

Que tipos de isenções de IMI existem?


As novas regras também não ficaram alheias ao flagelo do desemprego e consagra a existência de isenção para quem se encontre desempregado. No entanto, também aqui, deve ter em conta o seguinte:

1. Isenção temporária
Nos primeiros três anos após a aquisição de uma casa, poderá beneficiar de uma isenção de IMI, mas a casa não pode valer mais do que 125 mil euros e o seu rendimento não pode ultrapassar os 153 mil euros ano.

2. Isenção permanente
É aqui que se podem incluir os desempregados já que este tipo de isenção prevê a isenção permanente de IMI desde que o rendimento anual do contribuinte não seja superior a 2 vezes o salário mínimo nacional ou o valor dos imóveis não vá além dos 66500 euros.

Leia também:
Maria Garcês
o que é o IMI? - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 10 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt