• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

Certificados do Tesouro: Novas regras e taxas atrativas

O Estado lançou, no início deste ano, um novo produto de poupança, os Certificados do Tesouro Poupança Mais.

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Novos Certificados do Tesouro

Certificados do Tesouro: Novas regras e taxas atrativas
  • Saiba mais sobre os Certificados do Tesouro Poupa Mais.
Os Novos Certificado do Tesouro, o Poupança Mais, foram lançados este ano. Um produto de poupança com taxas de juro bastante atrativas, mas que não compensam para todos os prazos.

O que são os novos Certificados do Tesouro


Os Certificados do Tesouro Poupança Mais foram a solução encontrada pelo Governo para estimular o investimento nos Certificados do Tesouro, medidas de financiamento do Estado, após ter existido uma suspensão dos Certificados do Tesouro em Agosto de 2012.

Taxas de juro dos novos Certificados do Tesouro


Os Certificados do Tesouro Poupa Mais têm taxas bastante atrativas e crescentes ao longo dos anos:

1º ano: 2,75% de juro
2º ano: 3,75%
3º ano: 4,75%
4º e 5º ano: 5%

Desta forma, ao fim de 5 anos de investimento nos Certificados do Tesouro, tem uma taxa de juro média de 4,25%. Além disso, nos dois últimos anos pode ainda beneficiar de um premio, ligado intimamente ao PIB, que pode ir até 80% do valor do crescimento do PIB.

Quando pode resgatar os Certificados do Tesouro


Os novos Certificados do Tesouro têm um prazo mínimo de permanência de 1 ano e podem ser mobilizados a partir dessa altura. Já o pagamento dos juros é feito da mesma forma, ou seja, de forma anual, mas poderá perder os juros decorridos desde o último pagamento.

E para investir...


Cada título tem um custo de 1€ e para aderir aos Certificado do Tesouro Poupa Mais deverá subscrever, no mínimo, mil títulos, no valor de 1000€ e, no máximo, um milhão, no valor de 1 milhão de euros.

Como e onde podem ser subscritos os Certificados do Tesouro

- Agência de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público 
Desde 31 de outubro de 2013 que pode subscrever os Certificados do Tesouro Poupa Mais, abrindo conta junto da Agência de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público. Para tal, necessita de preencher o formulário destinado ao efeito e entregar os documentos de identificação (BI e NIF), comprovativo de morada, dados de contacto e documento comprovativo de NIB.

- CTT
O titular da conta, ou um seu representante legal, poderá também subscrever os Certificados do Tesouro Poupa Mais nos balcões dos CTT. Para tal, deverá cumprir alguns requisitos, nomeadamente:

  • Preencher o formulário destinado a este efeito
  • Apresentar os documentos de identificação — BI e NIF
  • NIB da conta bancária para crédito dos juros
  • Comprovativo de morada

Consulte a lista de postos do CTT onde pode fazer esta operação.

- AforroNet
O AforroNet é um serviço online disponibilizado pelo IGCP e que lhe permite fazer as seguintes operações:

  • Subscrever Certificados de Aforro
  • Subscrever Certificados do Tesouro
  • Resgatar Certificados do Tesouro
  • Consultar e analisar a sua carteira de aforros

Para utilizar este serviço, necessita de ser titular de uma conta aforro ou ter subscrito, recentemente, Certificados de Aforro ou Tesouro sendo que, neste caso, deverá ter feito a subscrição anteriormente.

Posteriormente, poderá então fazer a adesão no AforroNet e fazer as subscrições, resgate ou consulta às suas carteiras de investimento.

Dica útil
Se quiser ter acesso a previsões de ganhos com os novos Certificados do Tesouro Poupa Mais, faça uma simulação de subscrição no portal da Agência de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público.

Leia também:
Maria Garcês
novos Certificados do Tesouro - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 8 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt