• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

IRS e Recibos Verdes: O que muda no próximo ano?

Para existir um sistema de IRS justo é necessário que os contribuintes descontem sobre o valor real das remunerações. Será que as novas regras para os recibos verdes serão mais justas?

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Mudanças para os recibos verdes no IRS 2014

IRS e Recibos Verdes: O que muda no próximo ano?
  • Medidas anunciadas em 2012 são agora revistas e presentes no OE 2014.
O ano de 2014 vai trazer mudanças ao nível do IRS para trabalhadores a recibos verdes. As mudanças foram avançadas em 2012, mas a verdade é que nunca foram implementadas. Agora, o Orçamento de Estado consagra algumas medidas realmente inovadoras e que em muito podem beneficiar os trabalhadores independentes. Venha conhecê-las.

O Orçamento de Estado 2014 prevê que os trabalhadores a recibos verdes que tenham perdas abruptas de remuneração possam pedir uma revisão do escalão de IRS, mas passem a ter um novo regime de IRS, independentemente da sua situação remuneratória.

Assim, dois meses por ano, Fevereiro e Junho, os trabalhadores a recibos verdes podem pedir a revisão do escalão de IRS, podendo ser colocados até dois escalões abaixo ou acima. Para tal, os trabalhadores a recibos verdes apenas precisam solicitar uma revisão de rendimentos.

IRS 2014 para recibos verdes: O que muda?


- Descer ou subir dois escalões 
Apesar de as taxas e base de incidência dos descontos não sofrerem alterações, os trabalhadores independentes vão poder descontar abaixo/acima do que realmente ganham.

Para tal, basta comunicar a intenção à Segurança Social em Novembro, altura em que é comunicado o escalão de IRS onde estão inseridos, mas poderá também faze-lo em Fevereiro e/ou Junho de cada ano.

- Regime especial para quedas é abandonado
Deixa de existir o regime especial para quedas abruptas de rendimentos e os trabalhadores a recibos verdes passam a descontar de acordo com o regime geral.

- Rendimentos Baixos
Quem receber menos de 7200€ anuais passa a descontar 50% do Indexante dos Apoios Sociais, exceto se o contribuinte solicitar o pagamento por duodécimos.

Leia também:
Maria Garcês
mudanças para os recibos verdes no IRS 2014 - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt