• Pesquisar
  • Categorias
  • Registar
  • Login

O seu IRS pode ajudar muita gente… mesmo!

O Estado permite-lhe consignar 0,5% do seu IRS a instituições de utilidade pública. Saiba como

Os cookies permitem-nos optimizar os nossos serviços. Ao utilizar o nosso site, concorda com a nossa política de utilização de cookies. Saiba mais.

Sim, aceito.
Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Simulação das melhores taxas para Crédito Pessoal!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

12
96

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por meuportalfinanceiro.com e pelos nossos Parceiros
SIMULAR

Há 2051 candidatos a 0,5% do seu IRS

O seu IRS pode ajudar muita gente… mesmo!
  • Entregue sem custos 0.5% do seu IRS;
  • A generosidade não tem um custo;
Desde há vários anos os contribuintes têm a possibilidade de atribuir ou consignar 0,5% do IRS que pagaram a um conjunto extenso de instituições particulares de solidariedade social (n.ºs 4 e 6 do artigo 32.º da Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho).

Reportando-nos ao imposto a pagar relativo ao ano de 2013 - sendo portanto verificável na declaração de rendimentos que está agora a decorrer - são exatamente 2051 instituições que se candidatam à sua generosidade.

Até há almoços grátis!


Diz a sabedoria popular que "não há almoços grátis". O mesmo será dizer que ninguém dá nada a ninguém. No entanto, esta máxima popular nem sempre é verdadeira. No caso da consignação de IRS é mesmo mentira.

O contribuinte tem a possibilidade real de "desviar" 0,5% do IRS que liquidou a uma destas 2051 instituições. E esta consignação não tem qualquer impacto negativo no montante do imposto a pagar. Ou seja, não irá pagar mais por isso. 
Quem vai receber menos é o Estado. Até sabe bem ajudar, não é verdade?

Pode entregar também o benefício fiscal das faturas:


Uma recente alteração da lei permite aos contribuintes entregar também o benefício fiscal resultante da solicitação de faturas de restaurantes, cabeleireiros, oficinas e afins. No entanto, ao fazer essa entrega o contribuinte já sente a generosidade no bolso. Aqui, vai mesmo entregar parte do dinheiro que receberia em prol do bem comum.

Para fazer a consignação do imposto deverá preencher o quadro 9 do anexo H e colocar o número de identificação fiscal da instituição que deseja. Contudo, deverá certificar-se que essa instituição é uma das 2051 referidas anteriormente e procurar conhecer o seu trabalho, objetivos e iniciativas de modo a garantir que o seu dinheiro será bem utilizado.

Leia também

Maria Garcês
há 2051 candidatos a 0,5% do seu IRS - Dúvidas e Questões

Maria Garcês Comentado há 7 days 5 months 2 years

Partilhe com a comunidade do Meu Portal Financeiro as suas dúvidas ou opinião.

Receber notificações por email sobres deste tópico?

» Comentar agora! »

Outras respostas: (0)

Estimado usuário, por favor verifique a sua situação económica antes de assumir qualquer compromisso com os nossos parceiros. O Meu Portal Financeiro apenas disponibiliza e actualiza informação financeira, não sendo responsável pelos produtos apresentados. O conteúdo está actualizado até à data mostrada em cada página. Se quiser fazer alguma actualização, por favor envie-nos a sua sugestão para: info@meuportalfinanceiro.pt